HPS Platão Araújo registra aumento de 60% no número de cirurgias ortopédicas

Redacao
Por Redacao

Resultado é fruto de ações implantadas pelo Governo do Amazonas, melhorando o fluxo de pacientes e ampliando o atendimento

Foto: Evandro Seixas / SES-AM 

O Hospital e Pronto Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, registrou, nos últimos dois meses, o aumento de 66% no número de cirurgias ortopédicas realizadas. O resultado deve-se a ações implantadas pelo Governo do Amazonas, que impactaram na ampliação dos serviços oferecidos na unidade.

As cirurgias ortopédicas são procedimentos de maior demanda no hospital, a maioria de atendimento a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. As cirurgias, de um modo geral, tiveram aumento de 33,4% na unidade, em julho e agosto, de acordo com a Secretaria de Estado de saúde (SES).

A secretária da SES, Nayara Maksoud, explica que o HPS Platão Araújo realizava uma média de 210 cirurgias ortopédicas por mês. Nesses dois meses, após a mudança do modelo de gestão da unidade e de uma série de melhorias que foram implantadas, o número de procedimentos saltou para uma média de 340.

O volume total de cirurgias saiu de 453 ao mês para 620. “Mais do que números, os resultados têm reflexo direto no dia a dia dos pacientes, que têm suas demandas atendidas, com resolutividade, agilidade e eficiência”, afirma a secretária Nayara Maksoud.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM 

O Governo do Amazonas, diz ela, tem colocado a saúde como prioridade, investindo em novos serviços, tecnologia, infraestrutura e equipamentos, tudo para garantir a ampliação do acesso aos usuários e a qualidade nos serviços prestados à população do estado.

Reestruturação

De acordo com o diretor geral do HPS Platão Araújo, Marcelo Azevedo, o perfil dos pacientes de cirurgia ortopédica é formado, principalmente, por pessoas vítimas de acidentes automobilísticos. Os casos são de politraumas, fraturas nas extremidades, como pernas e braços.

Segundo ele, uma série de ações de reestruturação dos serviços foram adotadas na unidade e que contribuíram para os bons resultados alcançados nessa área e nas cirurgias de um modo geral. Entre as medidas está o aproveitamento pleno das salas cirúrgicas, que passaram a funcionar 24 horas, sete dias por semana, além do abastecimento e disponibilização 24 horas de materiais cirúrgicos.

“Com isso, conseguimos atender de forma ágil os pacientes com indicação e condição clínica para cirurgia. Isso reduz outros indicadores, como por exemplo, o tempo de espera por cirurgia ortopédica, que antes demorava semanas e que agora tem sido de 48 horas”, frisa.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM 

Marcelo Azevedo acrescenta que o conjunto de ações gera uma sequência de benefícios para o paciente, que realiza o procedimento mais rápido, inicia o processo de recuperação o quanto antes e, como consequência, retoma suas atividades com maior brevidade.

Outro protocolo que contribuiu para o avanço no número de cirurgias de maneira geral, além das ortopédicas, é o de emissão de laudo de risco cirúrgico em até 40 minutos. Para agilizar a emissão de laudos de risco cirúrgico, uma equipe formada por médicos e enfermeiros foi montada para atuar exclusivamente nesse serviço. “Conseguimos, assim, reduzir o tempo médio de emissão do laudo de 48 horas para 40 minutos”, destaca Marcelo Azevedo.

O post HPS Platão Araújo registra aumento de 60% no número de cirurgias ortopédicas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo