FCecon realiza quase meio milhão de exames laboratoriais de janeiro a agosto de 2025

Redacao
Por Redacao

A unidade atende, no Laboratório de Análises Clínicas, cerca de 250 pacientes, em média, diariamente

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realizou quase meio milhão de exames laboratoriais de janeiro a agosto de 2025. Foram 478.352 exames, entre bioquímicos, hematológicos, hormonais e urinários. O Laboratório de Análises Clínicas da unidade atende, em média, cerca de 250 pacientes, diariamente.

No local, são feitos 2 mil exames por dia, em média. A unidade oferece 130 tipos de exames, nas áreas de imunologia, hormônios, parasitologia, microbiologia, bioquímica e hematologia/coagulação. Os exames são utilizados no apoio ao diagnóstico e ao tratamento do câncer.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância do serviço para o tratamento dos pacientes. “São exames essenciais para o diagnóstico preciso e tratamento assertivo. A FCecon é uma unidade de referência na região Norte, para o tratamento do câncer”, reforçou.

Segundo a subgerente do setor, Tassiany Dávila, as análises são utilizadas pela equipe médica na avaliação do quadro clínico, na determinação das condutas de tratamento e no monitoramento dos pacientes com câncer. “O laboratório atende pacientes nas enfermarias, Urgência e Emergência, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e ambulatoriais”, explicou.

Novos equipamentos

Dávila destacou que a unidade hospitalar conta com equipamentos modernos, automatizados e de alta precisão, para avaliação hormonal e imunológica dos pacientes, a fim de controlar a eficiência do tratamento dos diversos tipos de câncer.

Em três anos, o Laboratório de Análises Clínicas da FCecon tem recebido diversos investimentos do Governo do Amazonas. Em setembro de 2023, foi adquirido um moderno equipamento para a realização de exames bioquímicos, como glicose, colesterol e ureia, além de alguns testes imunológicos. Com tela sensível ao toque, o aparelho permite a interação do profissional diretamente na tela e tem uma estrutura mecânica que possibilita uma maior velocidade na realização dos exames de sangue, garantindo eficiência nos testes em um formato mais flexível.

E em setembro de 2024, o Laboratório de Análises Clínicas recebeu estufa, microscópio, agitador térmico e impressora, que guarneceram os serviços de hematologia, microscopia e urinálise e os serviços administrativos. Em abril de 2025, foram adquiridas duas câmaras conservadoras, que são utilizadas no armazenamento de reagentes, calibradores e controles.

O post FCecon realiza quase meio milhão de exames laboratoriais de janeiro a agosto de 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo