Há 12 minutos
Grupo de pesquisa apresentou de forma lúdica e interativa a importância da aquicultura, considerada estratégica para o estado

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam
O público que visitou o espaço da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), neste sábado (21/09), durante a 15ª edição do Programa Governo Presente, teve a oportunidade de conhecer dois projetos, amparados pelo Governo do Amazonas, que atuam na popularização de estudos e conhecimentos relacionados à aquicultura para comunidades rurais do Amazonas. A ação aconteceu no Centro de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, no bairro Jesus me Deus, zona norte de Manaus.
A aquicultura consiste no cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático. Durante ação, o grupo de pesquisa apresentou de forma lúdica e interativa a importância da aquicultura, considerada uma área estratégica para o Amazonas.
“Queremos contar o que é a aquicultura, para que as pessoas entendam que é fácil compreender uma atividade de pesquisa quando a gente coloca isso em uma linguagem simples, com uma história bastante divertida na qual a criança PODE aprender”, disse a pesquisadora.
As equipes do projeto levaram cartilha infantil direcionada a crianças e adolescentes, além de cartilha técnica voltada para produtores, ambas com a temática da área de aquicultura, e explicaram ao público presente o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisas com as espécies de peixes da região, especialmente as trabalhadas pelos pesquisadores, entre as quais tambaqui e a matrinxã.

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam
“É importante que a gente mostre para sociedade onde estão sendo investidos os recursos do Governo do Estado, e que retorno a sociedade PODE esperar com relação aos trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados”, acrescentou Elizabeth Gusmão.
Mais popularização
Além dos dois projetos de pesquisa, a Fapeam também levou para o seu estande as ações desenvolvidas em prol da popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado. Entre as atividades estiveram a divulgação de editais públicos destinados para área de CT&I, jogos lúdicos e interativos voltados para crianças e adolescentes.
Os visitantes também conheceram pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, através da Fapeam, por meio dos Portflólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, Vol. 01, 02, 03 e 04, que juntos somam 200 pesquisas desenvolvidas, nas diversas áreas do conhecimento, na capital e no interior do estado.

FOTO: Kevin Moraes/ Fapeam