Há 31 minutos
O evento vai oferecer atividades gratuitas com oficinas, shows e exposições, com o apoio do Governo do Amazonas
FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Nesta quarta-feira (28/08) e quinta-feira (29/08), o centro da cidade vai receber uma série de ações formativas, apresentações artísticas e exposições de artesanato com o Banzeiro Cultural de Formação, promovido pelo Comitê de Cultura do Amazonas (Cecam). O evento é gratuito, tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e é uma oportunidade imperdível para trabalhadores da cultura e o público em geral se envolverem em atividades relacionadas ao fazer cultural.
A programação do Banzeiro Cultural tem como objetivo fortalecer o setor, oferecendo aos participantes conhecimentos que possam ampliar suas chances de sucesso em projetos culturais, especialmente aqueles que visam ao apoio do Governo Federal por meio de iniciativas como a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por exemplo.
Ao mesmo tempo, o evento celebra a diversidade cultural do Amazonas, com uma feira de artesanato e uma série de shows e apresentações que destacam a riqueza artística local.
O Banzeiro Cultural será inaugurado nesta quarta-feira (28/08), às 13h30, no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), localizado na av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro. A abertura contará com uma Aula Pública sobre a “Multiplicação de Políticas Públicas Culturais”, conduzida pelo professor e assessor de projetos do Comitê de Cultura do Amazonas (Cecam), André Guimarães, e pela socióloga e antropóloga Rila Arruda.
Eles abordarão temas essenciais como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a importância desse mecanismo para a cultura e como acessar e elaborar projetos para os editais relacionados.
Durante duas horas, os especialistas apresentarão as etapas de criação, leitura de editais, execução de projetos e prestação de contas, oferecendo uma visão abrangente e prática para os participantes. A atividade culminará em uma mesa redonda para balanço e discussão, promovendo uma troca rica de conhecimentos e experiências.
Na quinta-feira (29/08), as atividades continuam no Largo de São Sebastião, a partir das 17h, com a Feira Solidária de Cultura. A feira reunirá 10 expositores de empreendimentos e grupos que trabalham com a economia popular e solidária, apresentando uma variedade de artesanatos disponíveis para venda.
A programação cultural será bastante diversa. A abertura ficará por conta do DJ Ravi Music On, seguida de uma Roda de Mestres de Capoeira, destacando a tradição dessa expressão cultural brasileira. Na programação, haverá ainda um cortejo de Carnaval com o Bumba Meu Bloco, espetáculos teatrais como “Sete Gargalhadas Gira de Palhaças”, desfiles de moda, apresentações de grupos como Cocada Baré, Hadail Mesquita, conhecido como o Rei do Beiradão, e uma performance especial de Hamilton Azevedo e sua banda, que trazem os Bois de Parintins para o Centro de Manaus.
O Banzeiro Cultural de Formação vai proporcionar um espaço de celebração e valorização da identidade cultural amazonense. A participação é gratuita e aberta a todos, não perca a oportunidade de aproveitar dois dias regados a atrativos culturais.