estudantes de cerca de 70 unidades de ensino participaram das disputas de judô que encerraram a 27ª edição das Municipíadas da Semed.
estudantes de aproximadamente 70 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus participaram, nesta terça-feira, 23/6, das disputas de judô realizadas no ginásio poliesportivo Renné Monteiro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. A modalidade marcou o encerramento da 27ª edição das Municipíadas promovidas pela Secretaria Municipal de educação (Semed), iniciadas em 29/5. As lutas ocorreram nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino.
Formato das competições
As disputas contemplaram as categorias ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. Participaram atletas iniciantes, das faixas branca à azul, e graduados, das faixas amarela à marrom. Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados, tanto entre os estudantes quanto entre as unidades de ensino participantes.
Objetivos e impacto pedagógico
Para o coordenador de judô, Deangelis Seixas, as disputas têm caráter competitivo, mas também representam oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes. “A celebração do judô nas Municipíadas é o ponto alto de todo o trabalho pedagógico que realizamos na REDE municipal. Os projetos de lutas e o trabalho desenvolvido pelos professores refletem diretamente neste momento”, afirmou.
Segundo Deangelis, além do espírito competitivo, o judô promove disciplina, rotina e princípios para a formação dos alunos. Ele destacou que os estudantes vivenciam um ambiente de competição saudável e interagem com colegas de outras escolas.
Participação dos professores e integração entre escolas
O professor Renato Matheus, responsável por cerca de 50 alunos das escolas municipais Raul Veiga e Álvaro Botelho Maia, ambas no bairro Cidade de Deus, zona Leste, participou da competição em todas as categorias e naipes. Segundo ele, os jogos contribuem para a formação dos estudantes e para a integração entre as unidades de ensino.
“O aprendizado nas artes marciais passa, principalmente, pelo respeito ao próximo, pela perseverança e pelo controle das emoções. Buscamos criar um ambiente rico de treinamento, em que alunos mais experientes possam compartilhar conhecimentos com os mais novos”, disse Renato. Ele acrescentou que o trabalho busca valores como respeito e convivência em sociedade, além de abrir oportunidades por meio da educação e do esporte.
Atletas e resultados
A estudante do 7º ano da escola municipal Magnólia Frota, Dehana Souza, de 15 anos, é a atual campeã da modalidade jiu-jítsu na categoria juvenil das Municipíadas e vencedora da competição de judô na mesma categoria em 2024. Ela afirmou que participar representando a escola é motivo de orgulho.
“A gente se prepara muito para conquistar bons resultados. No judô, aprendi que somos uma grande família e que devemos respeitar todas as pessoas. Fico muito feliz em representar minha escola e receber o apoio dos colegas e professores”, disse Dehana, que destacou também a preparação para controlar o nervosismo antes das lutas.
A premiação geral das Municipíadas está prevista para ocorrer na segunda quinzena de julho, no auditório Luiz Geraldo pontes Teixeira, da Semed.
Texto – Paulo Rogério/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Assuntos nesse artigo:
#judo, #municipiadas, #Semed, #Manaus, #ginasio, #rennemonteiro, #chapada, #centrosul, #mirim, #infantil, #juvenil, #masculino, #feminino, #categorias, #faixas, #escolas, #alunos, #premiacao, #formacao, #esporte