Prefeitura de Manaus realiza ação Manaus que a Gente Cuida no Cidade de Deus com serviços integrados à comunidade

Reporter da Cidade
Prefeitura de Manaus realiza ação Manaus que a Gente Cuida no Cidade de Deus com serviços integrados à comunidade

A Prefeitura de Manaus levou a ação integrada Manaus que a Gente Cuida ao bairro Cidade de Deus com intervenções em infraestrutura, limpeza, saúde e assistência.

A Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 26/6, a ação integrada Manaus que a Gente Cuida no bairro Cidade de Deus, zona Norte. Coordenada pelo prefeito Renato Junior, a operação reuniu secretarias municipais para oferecer serviços de recuperação viária, limpeza urbana, atendimentos de saúde e ações sociais diretamente nas ruas e unidades locais.

infraestrutura

Na área de infraestrutura, a Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf) executou serviços de recuperação viária, com recuperação asfáltica da rua Santa Gertrudes e intervenções na avenida Nossa Senhora da Conceição. As equipes atuaram na reconstrução de tampas de caixas coletoras e em melhorias no sistema de drenagem superficial.

Pio Silva de Souza, gestor de infraestrutura da zona Norte, afirmou que o bairro foi priorizado nesta etapa. “É uma honra fazer parte dessa equipe técnica e poder atender de perto as demandas da população do Cidade de Deus, levando melhorias que impactam diretamente o dia a dia dos moradores”, disse Pio.

limpeza urbana

A Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp) realizou capinação, varrição, raspagem, poda e coleta de resíduos em todas as ruas do bairro. Segundo o subsecretário operacional Laurimar Costa, a ação tem caráter educativo além do serviço prático: “Estamos com nossas equipes em todas as ruas do Cidade de Deus, realizando capinação, raspagem e varrição, deixando o ambiente mais adequado para a população. Mas é fundamental que cada morador também faça a sua parte e mantenha a cidade limpa após a passagem dos serviços”, afirmou Laurimar.

assistência social e cadastro único

A Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) ampliou atendimentos do cadastro único, atualização cadastral e inclusão em programas sociais. Foram realizadas visitas domiciliares por meio do CadÚnico em Movimento, atendimentos psicossociais e orientações sobre benefícios.

O secretário da Semasc, Wanderson Costa, informou que a ação já ultrapassou 400 atendimentos no primeiro dia e que os serviços continuam. “Nós atendemos mais de 400 pessoas no primeiro dia e seguimos com os serviços até sábado ao meio-dia, garantindo que ninguém fique sem atendimento”, disse Wanderson.

saúde

A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) manteve equipes médicas e de enfermagem para atendimentos clínicos, testes rápidos para ISTs, aferição de pressão arterial, controle glicêmico, renovação de receitas e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

O enfermeiro Luciano Pereira ressaltou a importância de aproximar a saúde da população. “A importância dessa ação é justamente aproximar a saúde da população, facilitando o acesso a consultas e atendimentos com nossos profissionais”, afirmou Luciano.

Atendimentos e relatos de moradores

Na escola municipal São Benedito, a aposentada Sueli Marques dos Santos, de 64 anos, buscou informações e conseguiu atendimento imediato para emissão da Carteira do Idoso e serviços do CadÚnico. “Eu vim só me informar sobre a emissão da Carteira do Idoso e CadÚnico, os servidores já foram me atendendo, foi tudo muito rápido e deu certo, já estou levando todos os documentos imprensos”, relatou Sueli.

A moradora Clarice Ferreira da Silva, de 63 anos, fez check-UP com a equipe de saúde e destacou a praticidade. “Vim fazer um check-UP e aproveitei para resolver outras coisas. É muito bom ter esses serviços perto de casa”, disse Clarice.

Moradores também registraram as intervenções em vias. Clarice de Oliveira Souza, que vive há 35 anos no Cidade de Deus, falou sobre o início da recuperação asfáltica e a situação anterior causada pela concessionária de água. Ela disse que a rua apresentava buracos e lama e que os trabalhos trouxeram restauração com asfalto que, segundo ela, tem qualidade.

A ação Manaus que a Gente Cuida segue sendo ampliada e, conforme a administração municipal, será levada para outros bairros nas próximas semanas, com a continuidade dos serviços integrados oferecidos pela gestão.

Texto – Marcilene Frutuoso/Semcom

Fotos – João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCXJaA

Assuntos nesse artigo:
#manausqueagentecuida, #Manaus, #cidadedeus, #renatojunior, #infraestrutura, #Seminf, #recuperacaoasfaltica, #drenagem, #Semulsp, #limpezaurbana, #capinacao, #varricao, #coletaderesiduos, #Semasc, #cadunico, #Semsa, #saude, #atendimento, #moradores, #Semcom

Compartilhar este artigo