Prefeitura de Manaus forma 26 pessoas no curso de cuidador comunitário de pessoas idosas em 30 horas

Reporter da Cidade
Prefeitura de Manaus forma 26 pessoas no curso de cuidador comunitário de pessoas idosas em 30 horas

Prefeitura de Manaus conclui duas turmas do curso básico de Cuidador Comunitário de Pessoas Idosas e qualifica moradores de duas zonas da cidade.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) e coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), concluiu nesta sexta-feira, 26/6, duas turmas do curso básico de Cuidador Comunitário de Pessoas Idosas, formando 26 moradores dos bairros Colônia Oliveira Machado, na zona Sul, e Compensa 1, na zona Oeste de Manaus. A formação teve carga horária de 30 horas e incluiu conteúdos teóricos e práticos para orientação sobre cuidados básicos com a pessoa idosa.

Formação, objetivos e conteúdo

Conforme a FDT, o curso teve como objetivo orientar os alunos sobre o processo de envelhecimento, prevenção de agravos e promoção da autonomia. Durante as aulas, os participantes receberam instruções sobre práticas de cuidado pautadas no respeito, na atenção e na valorização da pessoa idosa. O conteúdo foi organizado para preparar os formandos a atuar de forma responsável e qualificada.

Declarações da gestão

O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou a conclusão das turmas durante o Junho Violeta como reforço ao compromisso da Prefeitura de Manaus com a conscientização e a proteção dos direitos da pessoa idosa. Segundo Eduardo Lucas, ‘Encerrar essas turmas justamente durante o Junho Violeta torna esse momento ainda mais significativo. Além de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, estamos formando pessoas preparadas para oferecer um cuidado humanizado, respeitoso e consciente.’ Ele afirmou ainda que a determinação do prefeito Renato Junior é ampliar esse trabalho nas comunidades, fortalecendo a REDE de apoio.

Depoimento de participante

Djany Oliveira, 32 anos e moradora do bairro Compensa, afirmou que a qualificação foi importante para sua formação profissional: ‘Participar deste curso foi uma experiência muito importante para mim. Aprendi bastante sobre os cuidados com a pessoa idosa e hoje me sinto mais preparada para atuar nessa área, que tem uma demanda crescente em Manaus.’ Ela disse que a oportunidade oferecida pela prefeitura amplia conhecimentos e aumenta a chance de ingresso no mercado de trabalho.

Impacto na comunidade e continuidade

Além de ampliar a qualificação individual dos participantes, a iniciativa visa fortalecer a REDE comunitária de apoio à pessoa idosa, incentivando práticas de cuidado, respeito e valorização dentro das comunidades. A capacitação integra o calendário de cursos promovido pela Fundação Doutor Thomas, reafirmando o compromisso da administração municipal com a promoção da Cidadania, da inclusão e da qualidade de vida da população idosa.

Texto e fotos – Fábio Simões/FDT

Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #prefeiturademanaus, #fundacaodoutorthomas, #FDT, #nepem, #cuidadorcomunitario, #cuidadorcomunitariodepessoasidada, #curso, #30horas, #coloniaoliveiramachado, #compensa1, #zonasul, #zonaoeste, #junhovioleta, #eduardolucas, #renatojunior, #djanyoliveira, #qualificacao, #redeapoio, #envelhecimento

Compartilhar este artigo