Eletros: “O Brasil entendeu que a Zona Franca é importante para o País”

Redação

Após 40 anos de discussões e tentativas fracassadas, o País aprovou uma reforma tributária, que simplifica e reduz o custo fiscal brasileiro. E com a reforma, a manutenção das vantagens comparativas do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), modelo de desenvolvimento econômico que abriga o maior polo eletroeletrônico da América Latina e que contribui para a preservação da floresta amazônica na área em que atua.

”A Zona Franca foi criada com o propósito de substituir a importação. Nós geramos impostos, empregos no Amazonas e no País. O Brasil entendeu que a Zona Franca não é só importante para Manaus, o Amazonas, para a Região Norte, mas para o Brasil”, destacou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento, em entrevista nesta quinta-feira, 19/12, à TV Amazonas (retransmissora Globo).

A Eletros tem como associados os principais fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, parte instalada fora do Amazonas e a maioria no parque fabril da capital amazonense, que neste ano completou 57 anos. As mais de 400 fábricas importam insumos, da Ásia e de outros Estados brasileiros, e fabrica em Manaus, atendendo o mercado nacional e de outros países do continente.

Apenas de São Paulo, as fábricas da Zona Franca importam cerca de R$ 10 bilhões em insumos por ano, demanda que gera milhares de empregos fora da capital amazonense. Nas linhas de produção de Manaus são cerca de 115 mil empregos diretos, além de outros 400 mil indiretos. Neste ano, a ZFM registra recordes de produção e o faturamento deve superar os R$ 200 bilhões.

Jorge Nascimento destaca ainda que o modelo de desenvolvimento regional contribui decisivamente para a preservação de 97% da floresta amazônica no Amazonas, o maior estado do País em área territorial. Ao gerar mais de 500 mil empregos, evita a exploração predatória da floresta, o ativo mais valorizado pelas grandes nações, que discutem e sofrem, na atualidade, as consequências das mudanças climáticas.

Assuntos ,
Compartilhar este artigo
Leave a comment