O ano de 2024 foi de intensas atividades externas para a Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos).
A Comissão realizou 1.665 atendimentos em seis edições do projeto Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania em cinco escolas de Manaus: Escola Estadual Prof.Cecilia Ferreira da Silva, no bairro Jorge Teixeira (zona Leste); Escola Estadual Rodrick Castelo Branco, no bairro São José Operário VI (zona Leste); Escola Estadual Doral Porto, no bairro Crespo (na zona Sul); na Rua Prof. Aires Marinho, nos bairros Alvorada III/I; Escola Estadual Rio Preto da Eva, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus); Escola Estadual Frei Mario Monacelli, no bairro Alfredo Nascimento (zona Norte de Manaus).
O MIT + Cidadania conta com parcerias da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Amazonas Energia, Águas de Manaus, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para levar serviços itinerantes à população.
Já o projeto Preparar, Recolocar e Orientar Adolescentes e Jovens ao Mercado de Trabalho (Proaj) foi realizado em cinco escolas de Manaus: Escola Estadual Padre Pedro Gislandy, no bairro Compensa (zona Oeste), Escola Estadual de Tempo Integral João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade (zona Norte), Escola Estadual Prof. Octavio Mourão, no bairro Santa Etelvina (zona Norte), Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no bairro Alvorada 2 (zona Oeste), Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araujo, no bairro Nova Cidade (zona Norte), com um total de 1.420 atendidos.
A campanha “Ei, Te Orienta!” Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura. É Crime!” realizou ações em 23 escolas de Manaus e no município de Rio Preto da Eva, atendendo 8.415 crianças e adolescentes, além de quatro pontos de grande movimento em Manaus: o porto de Manaus, praça do Relógio (Centro de Manaus), Teatro Amazonas, terminal rodoviário de Manaus.
A Comissão também levou a 11 escolas de sete bairros da capital, entre eles, Redenção (zona Centro-Oeste), Lago Azul (zona Norte) e Alfredo Nascimento (zona Norte) a palestra “Educativa – Cyberbullying e Crimes Cibernéticos”, que alcançou 3.440 alunos.
“Agradecemos ao apoio do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, e ao governador Wilson Lima por dar todo o apoio e suporte para desenvolvermos um belo trabalho na Comissão”, afirmou o deputado João Luiz.