Iniciativa reforça importância da fisioterapia para a saúde e qualidade de vida dos amazonenses

Foto: Divulgação/Sedel
Nesta segunda-feira (13/10), quando se comemora o Dia do Fisioterapeuta, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel), celebra o trabalho dos profissionais que contribuem diariamente para a saúde e o bem-estar da população amazonense. A data reforça a importância do Programa RespirAR, iniciativa que oferece acompanhamento fisioterapêutico gratuito.
O secretário da Sedel, Diego Américo, destacou a relevância da atuação desses profissionais. “Os fisioterapeutas são parte fundamental do sucesso do RespirAR. O trabalho deles vai muito além da reabilitação, é sobre devolver qualidade de vida, confiança e autonomia às pessoas. Neste dia, celebramos o compromisso e a dedicação desses profissionais que fazem a diferença na vida de milhares de amazonenses”, ressaltou.
Coordenado pela Sedel, o RespirAR conta com 14 núcleos ativos em Manaus e já realizou mais de meio milhão de atendimentos desde sua criação, em 2021. O programa é reconhecido pela Organização Mundial da saúde (OMS) e foi indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), devido ao seu impacto social e à promoção da saúde preventiva por meio do exercício físico supervisionado.
Os fisioterapeutas do RespirAR atuam de forma direta na reabilitação e no fortalecimento físico dos participantes, especialmente idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas respiratórios. Por meio de exercícios adaptados e acompanhamento personalizado, esses profissionais garantem que cada paciente possa recuperar ou manter sua capacidade funcional.


Além das ações regulares, o RespirAR iniciou uma nova campanha educativa nas escolas da REDE pública, a Campanha de Orientação Postural, que já passou por em quatro instituições de ensino da REDE estadual. A ação leva palestras e atividades práticas de alongamento, ensinando alunos e professores sobre a importância da postura correta em sala de aula, prevenindo dores, lesões e problemas futuros na coluna.
A fisioterapeuta Aline Cristina, que atua no RespirAR, destaca os benefícios físicos e emocionais proporcionados pelos atendimentos.
“Os atendimentos de fisioterapia ofertados pelo programa ajudam tanto na qualidade de vida quanto no bem-estar dos pacientes. Isso é muito importante, porque além de tratar a parte física, nós trabalhamos também a parte emocional. Muitos chegam aqui debilitados, sem esperança, e encontram um espaço de acolhimento e superação. Cuidamos do paciente como um todo, com respeito, carinho e atenção, oferecendo o suporte que ele precisa”, afirmou.
O post Governo do Amazonas celebra Dia do Fisioterapeuta destacando o impacto do Programa RespirAR apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.