Manaus fortalece o turismo brasileiro e projeta crescimento internacional, destaca prefeito David Almeida

Reporter da Cidade

Nesta quarta-feira, 20/8, o prefeito David Almeida se reuniu com seu grupo técnico de trabalho na Prefeitura de Manaus, localizada na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, para discutir os avanços e perspectivas do turismo na cidade. “Estamos trabalhando intensamente para consolidar Manaus como destino de experiências únicas na Amazônia, com ações que valorizam nossa cultura, natureza e gastronomia”, afirmou.

O Brasil alcançou, recentemente, a 5ª posição no ranking das Américas em recepção de turistas estrangeiros, projetando receber 10 milhões de visitantes internacionais em 2025. Manaus, como capital da Amazônia, tem papel central nesse avanço. Em 2024, a cidade registrou um crescimento de 23,7% no número de turistas estrangeiros, consolidando-se como a terceira capital brasileira mais procurada por visitantes internacionais.

Para este ano, o Amazonas já registra aumento de 13,9% na chegada de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025, conforme dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do turismo (Embratur), autarquia federal vinculada ao Ministério do turismo, que apontam Manaus como porta de entrada e polo cultural, náutico e ecoturístico. “Esses números mostram que nossas estratégias estão dando resultado e que o turismo em Manaus está cada vez mais sólido, atraindo visitantes de todo o mundo”, destacou David Almeida.

Apesar do crescimento nacional estar fortemente ligado ao turismo de curta distância, especialmente de visitantes do Mercosul, como argentinos que viajam de carro para o Brasil, Manaus apresenta um perfil diferenciado. A capital da Amazônia recebe majoritariamente turistas vindos da América do Norte, Europa e Ásia, interessados em vivenciar o turismo de experiência, a natureza e a cultura amazônica, o que reforça sua singularidade como destino internacional.

O turismo de experiência em Manaus se fortalece com cruzeiros fluviais, passeios pelos rios Negro e Solimões, visita ao Teatro Amazonas, festival “#Sou Manaus”, temporada de pesca esportiva e uma gastronomia que já recebeu destaque internacional. “Estamos investindo para que a cidade seja reconhecida não só pela natureza e cultura, mas também pela qualidade da nossa gastronomia e hospitalidade”, disse o prefeito.

A capital amazonense também já conta com importantes equipamentos turísticos entregues pela atual gestão, como a Casa de praia Zezinho Corrêa, o mirante Lúcia Almeida, o Píer Turístico Manaus 355, de onde partem passeios de barco para o Encontro das Águas, o largo de São Vicente e o parque Gigantes da Floresta. Em breve, a cidade ganhará ainda o parque Encontro das Águas Rosa Almeida e o Aquário Público com peixes amazônicos, novos marcos para o turismo e lazer na região.

Além disso, o plano de governo da Prefeitura de Manaus prevê novos investimentos em infraestrutura turística, incluindo a instalação de portais turísticos nos principais pontos de acesso à cidade, capacitação de profissionais do setor e eventos que promovam a cidade no cenário global, como o maior festival de artes integradas do Brasil, o “#Sou Manaus Passo a Paço”. “Nosso objetivo é consolidar Manaus como porta de entrada para experiências amazônicas inesquecíveis, contribuindo para que o Brasil continue ganhando destaque no turismo internacional”, concluiu David Almeida.

E Manaus vai além do turismo: a capital já é reconhecida internacionalmente por suas ações sustentáveis, como o programa “Anjos da Floresta”, a produção de mais de meio milhão de mudas pelo “Manaus Mais Verde”, a instalação de ecobarreiras nos igarapés, a revitalização de lagoas e a criação de parques urbanos que unem preservação, lazer e educação ambiental. “Essas iniciativas reforçam que Manaus não apenas preserva a floresta que beneficia o mundo inteiro, mas também constrói um modelo de turismo responsável e inovador, que será apresentado ao mundo na COP30, em Belém”, ressaltou o prefeito.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito

Fotos – Arquivo / Semcom

Compartilhar este artigo