Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas

Redacao
Por Redacao

O CDM é o responsável pela organização e gestão dos acervos documentais e bibliográficos do Estado

Foto: Elbe Araújo/IOA

Criado em 12 de agosto de 2020, o Centro de Documentação e Memória (CDM), da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), completa cinco anos de atividades, nesta terça-feira (12/08). O espaço atua atendendo a sociedade amazonense como guardião do patrimônio histórico do Amazonas, oferecendo acesso a documentos públicos e registros oficiais desde 1893 até os dias atuais.

O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr, destacou a importância do CDM como responsável pela organização e gestão dos acervos documentais do Estado, assegurando a preservação do conhecimento histórico do Amazonas.

“Durante a gestão do governador Wilson Lima, ampliamos a estrutura do centro, garantindo um atendimento mais eficiente à sociedade e reforçando o nosso compromisso com a preservação do conhecimento público”, afirmou.

O patrimônio informacional, gerido pelo CDM com arquivos e documentos contemplam obras raras (261), periódicos (491), enciclopédias (503) e livros gerais (1.143), além do serviço de autenticação em nomeações, exonerações, Leis, decretos e pesquisas históricas.

A gestora do CDM, Glenda Rodrigues, explicou a dinâmica do setor e destacou a procura frequente pelos serviços de autenticação e pesquisas em Diário Oficial do Estado (DOE), tanto por servidores públicos quanto pela sociedade em geral.

“O atendimento é voltado para o público interno e externo, bem como pesquisadores que tenham a necessidade de realizar consultas históricas ou especializadas”, contou a gestora.

O servidor da polícia Civil, Jairo de Paula Beira Mar, 68 anos, elogiou o atendimento do CDM, e garantiu ter sido recebido com facilidade na autarquia.

“Um atendimento tranquilo, com atendimento muito receptivo pela equipe, facilitando quem busca documentos para compor processos e precisa das cópias de forma rápida e fácil”, ressaltou.

O suporte para pesquisas históricas e demais serviços do CDM é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, de forma on-line, por meio do e-mail cdm@imprensaoficial.am.gov.br ou pelo telefone (92) 2101-7517.

O post Centro de Documentação e Memória celebra cinco anos preservando a história da Imprensa Oficial e do Diário Oficial do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo