Comissão de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Aleam vai intensificar combate aos maus-tratos e reforçar ações ambientais

Reporter da Cidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CPAMA), presidida pela deputada Joana Darc (UNIÃO Brasil), intensificará, no segundo semestre de 2025, o combate aos maus-tratos contra animais e ampliará a “Ação Sustentável”, iniciativa voltada à preservação ambiental.

“A Comissão continua atuando diretamente nas demandas relacionadas aos crimes de maus-tratos contra animais no Amazonas. Entre nossas ações, destacam-se os resgates de animais em situação crítica. Esse tipo de crime é combatido pela CPAMA, e nossos canais de atendimento seguem abertos para receber denúncias da população, pelo número (92) 8145-1111”, afirmou a deputada.

No que diz respeito às ações ambientais, Joana Darc destacou a continuidade da “Ação Sustentável”, programa de arrecadação de resíduos recicláveis.

“Somente este ano, já coletamos cerca de 830 quilos de materiais diversos, como eletrônicos, plásticos e óleo de cozinha, que foram destinados corretamente com o apoio de associações parceiras. Para o segundo semestre, seguiremos com nossas ações sustentáveis, feiras de adoção de animais e campanhas de conscientização contra os maus-tratos, como o Dezembro Verde, realizadas tanto na Aleam quanto em outros espaços”, ressaltou.

A parlamentar também destacou que, por meio da Lei Estadual nº 4.878/2019, de sua autoria, será realizada em outubro a Semana da Virada Animal, evento voltado à promoção da adoção e guarda responsável de animais domésticos, à disseminação de informações em defesa da causa animal e à valorização de ações educativas relacionadas ao meio ambiente.

O foco principal da Comissão, segundo Joana Darc, é atuar em três frentes, como o próprio nome indica: causa animal, meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Amazonas.

“No entanto, a maior parte das demandas que recebemos são denúncias de maus-tratos. No campo ambiental, destaco a manutenção de um ponto fixo de arrecadação de recicláveis na Aleam, voltado à conscientização do público interno e externo, à promoção da educação ambiental e à preservação dos recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

A CPAMA realiza uma campanha contínua de arrecadação de resíduos recicláveis, classificados em três categorias: recicláveis, eletrônicos e ressignificáveis. São aceitos materiais como papéis, livros, apostilas, garrafas de vidro, isopor, plásticos, ferro, metais, pilhas, caroços de tucumã e cápsulas de café. Todos os itens devem ser entregues limpos, secos e devidamente separados.

A Comissão funciona como ponto fixo de arrecadação na Aleam, reforçando a importância da reciclagem como forma de educação ambiental e preservação dos recursos naturais.

As doações podem ser feitas diretamente na sala da Comissão, localizada no 4º andar da Aleam, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.95, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. O horário de atendimento é das 8h às 14h.

Compartilhar este artigo