Adjuto Afonso avalia positivamente acordo que garante pavimentação da BR-319

Reporter da Cidade

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), comemorou nesta quarta-feira (16/7) o acordo firmado entre os ministérios dos Transportes e do Meio Ambiente, que permitirá o avanço no asfaltamento da BR-319, rodovia estratégica que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o chamado Plano BR-319 foi apresentado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e prevê um conjunto de medidas socioambientais voltadas à viabilização do licenciamento da obra. O objetivo é garantir a pavimentação da estrada com responsabilidade ambiental.

Entre as ações anunciadas estão: a contratação de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), que irá mapear riscos e propor soluções sustentáveis para a região; a criação de um programa permanente de monitoramento ambiental, proteção de terras indígenas e combate ao desmatamento; apoio a atividades econômicas sustentáveis no entorno da rodovia; e, o estabelecimento de uma zona crítica de impacto ambiental, com cerca de 50 km de largura de cada lado da estrada.

Para o deputado Adjuto Afonso, o asfaltamento de aproximadamente 400 quilômetros do trecho central da BR-319 é uma reivindicação histórica da população amazonense, com potencial de transformar a logística, a economia e a conectividade do estado.

“Hoje a população do Amazonas vive isolada. Esse anúncio traz esperança de que, finalmente, teremos um acesso terrestre regular ao restante do país. Isso impulsiona o turismo, fortalece a produção rural e facilita a entrada e saída de insumos do nosso Polo Industrial. Acompanhamos de perto as ações dos ministros Renan Filho e Marina Silva, que demonstram um avanço significativo nesta pauta tão urgente para o nosso estado”, destacou Adjuto.

Compartilhar este artigo