O Barco Hospital São João XXIII fez 8,2 mil atendimentos, ajudando a desafogar os hospitais locais

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM e Jaqueline Vieira / FVS
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou 12.961 atendimentos durante o 58º Festival de Parintins. O balanço é do período entre os dias 26 de junho, data da Festa dos Visitantes, até domingo (29/06), último dia de apresentação dos bumbás.
Os registros incluem os dois hospitais da cidade, Jofre Cohen e Padre Colombo, o Barco São João XXIII, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, os dois ambulatórios do Bumbódromo e outras estruturas que estão atuando integradas na Operação de Saúde montada pelo Governo do Amazonas para o evento.
À frente da coordenação da Operação de Saúde no Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, avaliou como muito positiva a atuação dos mais de 1,1 mil servidores do estado, do município e de organizações parceiras, que se empenharam para prestar um atendimento com qualidade a quem foi à festa e à população da cidade.

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM
“Tudo saiu como planejado. Então, meu agradecimento especial a todos os profissionais que atuaram no atendimento à saúde e na estrutura montada durante o Festival de Parintins, o que nos permitiu oferecer os serviços, com a qualidade e eficiência que essa grande festa merece. Atuamos em terra, com os hospitais, ambulatórios e ambulâncias para remoção, na água, com o Barco Hospital, e no ar, com UTI aérea”, disse Nayara Maksoud.
A secretária também agradeceu ao governador Wilson Lima pela confiança no trabalho das equipes de saúde, à Prefeitura, por meio da Semsa Parintins, à Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCS), ao Corpo de Bombeiros e à Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis, parceiros da operação.
“À essa equipe valorosa da saúde, do estado e do município, nossa mais sincera homenagem, por cuidarem com tanto empenho e responsabilidade de quem faz e de quem vive essa festa tão espetacular”, completou.


Foto: Evandro Seixas/ SES-AM e Jaqueline Vieira / FVS
Estratégia inovadora
Na avaliação da secretária de Saúde, a estratégia do Governo do Amazonas em incluir o Barco Hospital na operação desse ano foi bem assertiva. Foram 8.225 atendimentos, entre o dia 25 de junho, quando a embarcação chegou a Parintins, até domingo. Ancorado ao lado do Hospital Jofre Cohen, o barco deu suporte à unidade, fazendo os atendimentos clínicos de menor gravidade. Com isso, deixando os dois hospitais da cidade para casos mais complexos.
“Com essa estratégia, tivemos uma certa tranquilidade no Jofre Cohen e no Padre Colombo. Também gostaria de destacar o papel das UTIs aéreas, que fizeram a remoção de cinco pacientes para Manaus, com toda a segurança, além das unidades terrestres que são as nossas ambulâncias, presentes em vários pontos da cidade”, observou Nayara Maksoud.
De acordo com o informe de Saúde, os hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo realizaram, juntos, 3.916 atendimentos. No Barco Hospital foram 8.225 e na UPA outros 408. À noite, enquanto os bois se apresentavam, no Bumbódromo, os ambulatórios Azul e Vermelho registraram juntos 175 atendimentos.
Houve, ainda, o registro de 29 remoções terrestres para hospitais, 11 atendimentos em unidade móvel terrestre e cinco remoções de UTI aérea para Manaus.

Foto: Jaqueline Vieira / FVS
Vigilância em Saúde
Os números da vigilância apontaram 1.475 notificações de agravos à saúde. Entre os sintomas mais frequentes estão mal-estar (19,8%), dor de cabeça (14,4%) e dor no corpo (12,8%). As principais hipóteses diagnósticas foram mal-estar e fadiga (18,4%), síndrome gripal (14,8%), diarreia e intoxicação alimentar (10,7%).
As ações de Vigilância Sanitária resultaram na inspeção de 703 estabelecimentos de alimentação (barracas, ambulantes, bares e restaurantes), 68 barcos, 9 eventos privados, 7 balneários, 32 serviços de hospedagem com distribuição de 1.318 materiais informativos sobre boas práticas de armazenamento e conservação de alimentos.
Já na prevenção ao HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), foram distribuídos 17.264 preservativos, 5,2 mil unidades de gel lubrificante e 398 autotestes para HIV, além de 4,7 mil materiais educativos.
A Vigilância de Violências e Acidentes distribuiu 2 mil materiais sobre prevenção à violência sexual contra crianças, adolescentes, mulheres e trabalho infantil, além de realizar orientações em 35 estabelecimentos (hotéis, balneários, barcos e eventos privados) e participar de duas realizações da Central Integrada de Fiscalização (CIF) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Foto: Jaqueline Vieira / FVS
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a integração entre estado e município tem oportunizado vigilância em saúde sensível para identificar riscos à saúde. “É preciso atuar com agilidade na avaliação de riscos e nas intervenções oportunas. Estamos conseguindo isso com uma definição clara dos papéis de cada ente”, ressalta.
O secretário municipal de Saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, enfatiza que as ações integradas da Prefeitura Municipal de Parintins com o Governo do Estado foram fundamentais para garantir um atendimento de saúde qualificado durante o evento. “Com o apoio entre as esferas, conseguimos oferecer uma estrutura segura e eficiente tanto para a população quanto para os visitantes e mostrar o compromisso com uma saúde pública de qualidade.”, avalia.
O post Festival de Parintins 2025: SES-AM registra mais de 12,9 mil atendimentos de saúde, em quatro dias de apresentações no Bumbódromo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.