Em dia dedicado exclusivamente à BR-319, Comandante Dan confirma o abandono da população

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan Câmara (Podemos) dedicou a sexta-feira (13/6) a uma série de atividades ao longo da BR-319. Líder do Movimento Soluciona BR — que luta pela trafegabilidade segura da rodovia federal que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) — o parlamentar considera a via estratégica, por ser a única ligação terrestre do Amazonas com o restante do país. Segundo ele, a atual situação é de abandono e desesperança.

“Iniciamos o dia às 4h, no Porto da Ceasa, para garantir vaga na travessia. Presenciamos uma longa fila de carretas embarcando nas balsas. Os veículos ainda precisam entrar de ré para poder sair de frente. Uma realidade que já deveria ter sido transformada há muito tempo. Seguimos em caravana, passando pelo Careiro da Várzea e pela estrutura abandonada da ponte sobre o Rio Autaz Mirim. Já se passaram dois anos e 38 semanas sem qualquer avanço efetivo na recuperação dessas pontes. As filas para embarque nas balsas do Curuçá e do Autaz Mirim eram extensas, com embarque lento, frustrando qualquer expectativa de deslocamento rápido e seguro. Vimos ambulâncias e veículos com pessoas em tratamento de hemodiálise esperando por horas. Passava apenas um veículo por vez, tanto na ida quanto na volta, um verdadeiro caos”, relatou o deputado.

O primeiro compromisso da caravana foi no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho, localizado no km 11 da BR-319. Quase 600 pessoas, entre alunos, ex-alunos, professores, produtores rurais, pescadores, autoridades e demais membros da comunidade aguardavam o parlamentar. Ele participou como palestrante do “Workshop do Conhecimento”, cujo tema central foi “A Importância da BR-319 para o Futuro da Nossa Amazônia”.

“Vim para palestrar, mas aprendi muito mais do que pude ensinar. Essas pessoas vivem, diariamente, a negação de um direito constitucional: o de ir e vir. Conversei com produtores rurais e com cidadãos que precisam de tratamento de saúde de média e alta complexidade e, por isso, dependem do deslocamento até Manaus. O abandono e a desesperança são desafios diários. Como investir em qualquer tipo de produção sem logística, seja para a chegada de insumos e equipamentos, seja para o escoamento da produção? Qual é a perspectiva de futuro para um jovem que vive aqui?”, questionou Dan.

Para reforçar a discussão, os alunos apresentaram trabalhos e projetos em 22 estandes montados na escola.

“Quero levar essa exposição para a Assembleia Legislativa, dar voz a esses estudantes e aprovar uma moção de aplauso pela iniciativa. Professores e alunos precisam ser ouvidos com atenção”, declarou o deputado.

BR-319 como vetor de desenvolvimento

A BR-319, que conecta Manaus a Porto Velho, atravessa uma região do Amazonas com população estimada em quase 3 milhões de pessoas. A rodovia impacta diretamente 11 municípios amazonenses: Manaus, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Manaquiri, Borba, Novo Aripuanã, Lábrea, Humaitá, Beruri e Tapauá.

Por ser a única ligação terrestre entre o Amazonas e o restante do país, a BR-319 é estratégica para o desenvolvimento econômico e social da região. As secas severas de 2023 e 2024 evidenciaram a urgência de uma via terrestre para garantir o abastecimento e o escoamento de produtos.

“A BR-319 tem influência direta no preço da cesta básica do amazonense, já que o frete aéreo é muito mais caro que o rodoviário. Ela também é essencial para o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. Trata-se de nossa única alternativa logística, e nos é negado esse direito. Alegar que a rodovia será prejudicial ao meio ambiente é reconhecer a omissão da União e dos Estados, que possuem o poder de fiscalização ambiental. Tenho a impressão de que o atual estado de abandono e a dificuldade de acesso contribuem muito mais para a devastação, pois dificultam a fiscalização e facilitam a ação do narcotráfico”, afirmou Dan Câmara.

Ponte de Bela Vista a Barro Alto

Entre as propostas defendidas pelo Movimento Soluciona BR, está a construção de uma ponte sobre o Rio Solimões, ligando a Comunidade de Bela Vista, em Manacapuru, à Comunidade de Barro Alto, em Manaquiri. Segundo o deputado, esse investimento proporcionaria uma conexão rodoviária mais rápida, segura e econômica entre Manaus e a BR-319.

No período da tarde, a caravana embarcou de Manaquiri para Bela Vista em uma balsa, enfrentando uma travessia de cerca de duas horas. Ao chegar, o deputado se reuniu com a comunidade local, que apresentou diversas reivindicações relacionadas ao isolamento da região.

Entre os pedidos estavam a destinação de emenda parlamentar para a aquisição de uma ambulância, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), que sofre com alagamentos durante chuvas, apoio para a restauração da iluminação pública e a criação de uma feira para os produtores locais.

“Dói ver nossa população à deriva, isolada geograficamente e sem perspectiva de mudança quanto à realidade da BR-319. Ultimamente, há muitas promessas, mas pouca ação. Prefiro seguir lutando, clamando no deserto em nome desse povo, a me calar diante de falsas promessas”, concluiu o deputado.

Compartilhar este artigo