Na quarta-feira (7/5), o deputado Daniel Almeida (Avante) esteve no município de Manacapuru (distante a 36 quilômetros de Manaus) participando da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento discutiu assuntos essenciais para a garantia dos direitos e a promoção de uma vida digna para as pessoas idosas. A conferência ocorreu no Galpão da Ciranda Flor Matizada, situado no centro da cidade de Manacapuru.
O tema central da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, que busca fomentar um diálogo profundo sobre as necessidades da população idosa, visando garantir que todos tenham acesso a direitos e benefícios de forma igualitária.
A conferência teve como objetivo construir uma agenda participativa, reunindo representantes da sociedade civil, gestores e a comunidade para traçar diretrizes que assegurem um envelhecimento digno e respeitoso para todos.
O deputado Daniel Almeida, defensor ativo dos direitos das pessoas idosas, destacou a importância da conferência durante seu discurso: “Este é um momento histórico para a cidade e para toda a sociedade. Precisamos ouvir as vozes dos nossos idosos e entender suas necessidades. Direitos e dignidade devem ser garantidos a todos, sem exceção. Trabalharei incansavelmente para que as propostas discutidas sejam levadas às instâncias superiores, para que possamos construir um futuro melhor”, declarou o parlamentar.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa no município, Sávio Andrade, ressaltou que este é um momento histórico para a cidade: “Esta é a primeira conferência voltada para a pessoa idosa que acontece em Manacapuru e, com certeza, servirá para fortalecer as políticas públicas, garantindo mais efetividade”, disse Andrade.
Um dos participantes, João Martins, de 70 anos, destacou a importância da participação da classe na discussão de políticas públicas. “É fundamental que nós, idosos, tenhamos nossa voz ouvida. Muitas vezes, somos deixados de lado nas decisões que afetam nossas vidas. Que este encontro resulte em ações que possam cada vez mais melhorar a nossa qualidade de vida”, afirmou Martins.