Prêmio Fapeam de CT&I: Governo do Amazonas premia pesquisadores, professores e profissionais de comunicação

Redacao
Por Redacao

Iniciativa visa reconhecer publicamente a relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico e inovativo no estado

“Para nós é uma homenagem justíssima. Fizemos um movimento de trazer o público para o Musa, onde o nosso homenageado atuou de forma resiliente, contribuindo para a ciência e para a manutenção deste local rico em diversidade biológica e sociocultural, um espaço especial como Ennio Candotti, que tem a sua marca, trabalho e dedicação”, enfatizou Márcia Perales.

O diretor-geral do Musa, Filippo Stampanoni, agradeceu a Fapeam e ao Governo do Amazonas por terem escolhido o espaço para a realização do evento, e reforçou que o auditório Ennio Candotti representa dois lados: a figura do saudoso fundador do museu e também um espaço aberto às organizações e aos pesquisadores da região, pensado justamente para que o Musa se torne um lugar de acolhimento à pesquisa na região.

“É um evento de grande importância, porque eu também sou pesquisador e recebo financiamento da Fapeam, participo desse grande mundo da pesquisa. Sinto felicidade em ver vocês aqui que são pesquisadores, educadores, representantes da cultura do estado do Amazonas”, disse.

“Esse prêmio é muito simbólico, porque ele é compartilhado. A gente sabe que, assim como eu estou nessa luta, muitos também estão, e os obstáculos, eles têm sido diminuídos à medida que o nosso governo, juntamente com a Fapeam, consegue nos dar incentivos para isso. A cada ano, a gente consegue progredir um pouco mais e avançar”, disse Edgar Sanches.

Ennio Candotti

A paixão pela ciência e seu compromisso com a Amazônia ficaram evidentes na fundação do Musa, onde desempenhou o papel de diretor por 15 anos em Manaus. O conceito de um ‘museu na floresta’ foi um sonho de Candotti que se tornou realidade.

Conquistas se somam na sua história, como o prêmio Kalinga, da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que recebeu em 1999, por sua contribuição à popularização da ciência.

Conheça os vencedores

Pesquisador Destaque:

· Allyson Guimarães da Costa (ciências Biológicas)

· André Luiz Machado das Neves (ciências Humanas)

· Edgar Aparecido Sanches (ciências Exatas e da Terra)

· Yurimiler Leyet Ruiz (Engenharias)

professor Ciência na escola:

· André Henrique Araújo Reis (ciências Exatas e da Terra)

· Geysa Maquiné Batalha (Linguística, Letras e artes)

· Lizandro Barboza da Silva (ciências Humanas)

· Nilce Cleide Ribeiro Pantoja (ciências Biológicas)

Profissional de Comunicação:

· Bruno Elander Cavalcante Paulo (Rádio)

· Emiliana Pantoja Monteiro Aquino (Internet)

· Orlando Pedrosa Lima Júnior (Telejornalismo)

Pesquisador Inovador:

· Claudia Guerra Monteiro (Inovação para o Setor Público)

· Luis André Morais Mariúba (Inovação para o Setor Empresarial)

O post Prêmio Fapeam de CT&I: Governo do Amazonas premia pesquisadores, professores e profissionais de comunicação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo