SSP-AM lança revista científica “Segurança Pública na Amazônia”

Redacao
Por Redacao

Os artigos devem ser submetidos no site da SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou, nesta sexta-feira (20/12), a revista científica “Segurança Pública na Amazônia”, que tem como objetivo difundir e divulgar os resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas nas instituições do sistema de segurança, ensino superior e por pesquisadores autônomos.

O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, ressaltou a importância da revista que contará com artigos de pessoas que residem no Amazonas e conhecem os pontos positivos e negativos do estado.

“Essa revista vai buscar fazer estudos visando compreender os resultados do nosso estado para que possamos ter um norte baseado na ciência. Até então, o Amazonas tem se baseado nos estudos de outras regiões e se faz extremamente necessário que os amazonenses sejam ouvidos, porque muitas das vezes os projetos federais, que são impostos à nós, não compreendem a nossa regionalidade e a nossa verdade do dia a dia e, a partir do momento que começamos a escrever no meio acadêmico, a ter consolidação de uma revista, começamos a ter dados científicos comprobatórios do que verdadeiramente serve para a gente”, explicou.

Fotos: Antônio Lima/Secom

Serão aceitos trabalhos nas áreas de direito, história, sociologia, antropologia, economia, tecnologias, ciências policiais, ciência militares, administração, gestão pública, gestão do conhecimento e outras áreas afins das ciências humanas, sociais aplicadas, saúde e exatas que discutam a temática da segurança.

“As pessoas podem subir seus artigos, porque em agosto de 2025, vamos receber o Forúm de Segurança Pública em Manaus, e contará com a presença de pesquisadores do Brasil, além disso, é um evento acadêmico em que todas as universidades participam, por isso é importante esse passo que estamos dando para ter essa visão regional’, completou o secretário.

A revista Segurança Pública na Amazônia será publicada em formato digital e/ou versão impressa e todas as informações relativas às normas de submissão, modelos de documentos, instruções e orientações gerais ficarão disponíveis no site: www.ssp.am.gov.br na aba “Revista Segurança Pública Científica”.

Cursos em 2025

Ainda no evento, foram divulgados os cursos de pós-graduação da SSP-AM em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), com a utilização de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Esses cursos têm como objetivo capacitar os servidores da segurança pública oferecendo melhores serviços à sociedade.

Serão oferecidas 330 vagas distribuídas nos cursos de mestrado em segurança pública, especialização em gestão estratégica em segurança pública, especialização em segurança e saúde no trabalho aplicada à segurança pública e especialização em gestão financeira e contábil no setor público.

“Além do curso de pós-graduação também estamos viabilizando cursos de doutorado, que está em fase de projeto. Estamos vendo várias possibilidades para trabalharmos juntos com a SSP e focar na formação para avançarmos. A UEA está disposta, porque somos parte do Governo do Estado e a segurança pública e nossa população podem contar conosco”, disse o pró-reitor da UEA, Nilson de Oliveira.

Fotos: Antônio Lima/Secom

Tecnologia

A Diretora-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, destacou a importância dos estudos e pesquisas em parceria com a SSP-AM.

“Para que a segurança pública seja mais eficiente, ela precisa ter os dados apurados, fidedignos, pesquisados, auditados, checados para poder desenvolver as estratégias tecnológicas para combater esses problemas que são identificados. E isso vem sendo feito com o apoio da tecnologia tornando-se torna, além de mais efetivo, muito mais rápido. Essas parcerias que estão sendo realizadas eu não tenho nenhuma dúvida de que elas fortalecerão e muito a política pública estadual de segurança do nosso estado”, disse.

O post SSP-AM lança revista científica “Segurança Pública na Amazônia” apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo