Comandante Dan busca novos caminhos para solucionar a situação da BR-319

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) lamentou a resposta recebida do ministro Renan Calheiros Filho, a respeito da condução dos trabalhos em favor da trafegabilidade e segurança da BR-319. Em agosto passado, Comandante Dan propôs ao Ministério dos Transportes a criação de um Programa de Cooperação Federativa, para a viabilização e efetiva trafegabilidade da rodovia que liga Manaus a Porto Velho, além da preservação ambiental ao longo da estrada.

Ao pedido do parlamentar estadual, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) se posicionou de forma contrária, argumentando que o Grupo de Trabalho Interministerial GT BR-319 já atenderia à proposta.  O Grupo de Trabalho (GT) da BR-319 foi criado em 16 de novembro de 2023 pela Portaria 1.109 do DNIT. O objetivo do GT era produzir soluções para a restauração do “trecho do meio” da rodovia.

“Lamento profundamente que o Ministério tenha acatado a resposta do DNIT, considerando um Grupo de Trabalho constituído apenas para asfaltamento do ‘trecho do meio’ como equivalente a um Programa de Cooperação Federativa. O GT se limitou a fazer um relatório, constando o óbvio e que não produziu efeito algum em termos de trafegabilidade. Um pensamento tacanho e que enxerga apenas uma parte da situação e não o todo”, afirmou o deputado Dan.

Dan considera que os problemas da BR-319 estão muito além de apenas pavimentar um trecho e que é necessário reunir os estados que tem interesse na BR, os municípios por onde ela passa e o Governo Federal, para apontar soluções às muitas situações enfrentadas pelos cidadãos ao longo do percurso da estrada.

“Temos trechos com balsas que param durante o período da vazante, duas pontes desmoronadas há dois anos e dois meses, outras em estado precário. Além de asfalto no ‘trecho do meio’, falta manutenção asfáltica ao longo de toda a extensão, da mesma forma que falta iluminação, sinalização, monitoramento. A segurança da BR é fundamental para impedir os crimes ambientais ao longo dela, bem como o seu uso como mais uma rota para as facções transnacionais que aterrorizam o Amazonas e o Brasil”, completou Dan Câmara.

O parlamentar não descarta a possibilidade de recorrer ao Congresso Nacional e de voltar ao diálogo com o Ministério para reverter a situação e buscar soluções efetivas à trafegabilidade e à segurança da estrada Manaus Porto Velho. Dan Câmara lidera o movimento “Soluciona BR-319”, que desenvolveu uma série de ações ao longo do ano.

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