Comandante Dan aguarda retorno da mesa de negociação da data-base das forças de segurança

Reporter da Cidade

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) aguarda retorno da liderança de governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da Secretaria de Governo para a retomada das negociações da data-base das forças de segurança. No último 12 de novembro, o gabinete do parlamentar enviou documentos ao deputado Felipe Souza (PRD) e ao secretário de governo, Sérgio Littaif, “reforçando o acordo estabelecido de retomada em novembro às tratativas da data-base das forças de segurança pública do Amazonas”.

O documento encaminhava ainda uma correspondência das entidades representativas dos segmentos de trabalhadores da segurança, solicitando a reativação da mesa de negociação.

“Em julho passado conseguimos chegar a um acordo pela reposição das perdas de 2023, de 4,65% e o governo agendou uma segunda rodada de negociações para novembro, para a reposição das perdas de 2024, de 3,93%. Passadas as eleições e com a diminuição do impacto da estiagem, essa é a hora de retomarmos a mesa de negociação, que tem sido tão bem-sucedida”, afirmou Dan Câmara.

Havendo a confirmação da reposição de 2024, as forças de segurança, compostas por policiais civis, militares, penais, agentes, escrivães, peritos, bombeiros e servidores técnico-administrativos da área, alcançarão um reajuste de 8,58% durante o ano fiscal de 2024. A mesa de negociação deverá tratar também das perdas salariais referentes a 2021 e 2022.

“O melhor caminho ao entendimento é sempre o diálogo e eu acredito na sensibilidade do governo para com os agentes responsáveis pelo cumprimento da lei. E a data-base é um dispositivo estabelecido em lei e que alcança democraticamente todos os trabalhadores, chegando inclusive aos servidores na reserva remunerada”, concluiu o deputado.

Compartilhar este artigo