Há 60 minutos
Com o espaço, devem ser atendidos, em média, 500 pacientes por mês, que precisam de transfusões sanguíneas
Foto: Evandro Seixas/ SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entregou, nesta quarta-feira (02/10), a Agência Transfusional do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste, com a estrutura revitalizada, capacidade de armazenagem triplicada e novos equipamentos. A Agência Transfusional passa a atender, em média, 500 pacientes por mês, com a disponibilização de bolsas de sangue, de plasma e de crioprecipitado.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, com o espaço modernizado, a qualidade na assistência hemoterapêutica dos pacientes da unidade, que precisam de transfusão sanguínea, será otimizada.
“A entrega desse espaço no Hospital João Lúcio é de extrema importância. Antes, eram armazenadas 150 bolsas de componentes sanguíneos e, a partir de agora, estamos triplicando essa capacidade, trazendo agilidade na assistência, melhorando a qualidade dos serviços aos pacientes da unidade”, declarou a titular da SES-AM.
Foto: Evandro Seixas/ SES-AM
Os equipamentos destinados à modernização da Agência Transfusional da unidade foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL), no valor de R$ 300 mil. O recurso contempla a compra de freezers para armazenamento de plasma e hemoderivados; agitadores de plaquetas; microscópios seladores de banco de sangue; nobreaks; cadeiras fixas, entre outros equipamentos.
De acordo com a diretora do HPS João Lúcio, Juliana Medeiros, foi possível, com a reforma, aprimorar a infraestrutura da Agência, elevando a qualidade dos serviços prestados no hospital. “Agradeço ao Governo do Amazonas e, também, ao deputado Delegado Péricles, por essa conquista”, pontuou.