Há 52 minutos
O objetivo é investir cada vez mais na atividade da caprinocultura, por meio da tecnologia e produção sustentável
FOTO: Mauro Neto/Secom
Durante a realização da 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) promove o 1º Torneio Leiteiro de Caprino do Amazonas. A disputa iniciou na quarta-feira (26/09) e segue até o domingo (29/09), com a participação de competidores pecuaristas da região metropolitana de Manaus.
De acordo com o secretário executivo-adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Eirie Vinhote, a realização do torneio é para fortalecer a genética na pecuária, e valorizar o trabalho do pecuarista que vem fortalecendo e investindo nos rebanhos, tanto de bovinos, como de caprinos.
FOTO: Mauro Neto/Secom
“Iniciamos os torneios dos caprinos e dos bovinos na Expoagro. Aqui tem três propriedades, cada uma com uma média de cinco vacas, no bovino. No caprino a gente está com quatro propriedades, concorrendo cada uma com três cabras, esse já foi iniciado, e vai até domingo”, ressalta Eirie.
No torneio de caprinos estão participando quatro pecuaristas da região metropolitana de Manaus. A competição é realizada entre quarta-feira e sábado, às 7h e às 19h; e no domingo, às 10h, será a entrega de premiação.
Um dos competidores, o proprietário da Fazenda Capril Valentina, localizada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), Felipe Rodrigues, comenta que é o segundo ano que participa da Expoagro com exposição de animais, e nesta edição com o 1º Torneio de Caprinos, as expectativas estão bem altas para a realização de negócios.
FOTO: Mauro Neto/Secom
Neste tipo de torneio são premiados como melhores caprinos aqueles animais que produzem até quatro litros de leite em cada ordenha. Os animais recebem pontuação de acordo com sua categoria: Puro de Origem (PO) e Sem Raça Definida ou Mestiça (SRD), sendo a Campeã Suprema aquela que produz mais leite entre as duas categorias.
“Somos novos na criação, estamos nesta atividade há três anos, trazendo a novidade para o estado do Amazonas. Nós participávamos da feira o ano passado, e trouxemos apenas os caprinos para exposição. Amadurecemos a ideia, que nos ajudou, e agora, estamos competindo no 1º torneio leiteiro que é uma novidade no estado”, diz Felipe.
Outros torneios
No espaço para áreas de animais, entre os dias 26 a 28 de setembro, também haverá a disputa do torneio leiteiro de bovinos, às 6h e às 18h. No domingo, às 10h, será a premiação dos vencedores.
No dia 28 de setembro terão duas disputas: na sala de palestras, às 15h, terá o torneio do melhor queijo; e na área de animais, às 15h, acontecerá o torneio do melhor doce de leite.
FOTO: Mauro Neto/Secom
“Estamos obtendo muito sucesso com esse evento. E a tendência, de acordo com o pecuarista de cabras que estão presentes, é que possamos cada vez mais investir mais nesse tipo de atividade que, com certeza, engrandece qualquer evento”, conclui o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Emílio Afonso.