Há 13 minutos
Governador também anunciou os estudos para a convocação de mais mil aprovados em concurso público da Polícia Militar
O governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (09/09), mil alunos soldados que passarão a integrar a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), reforçando o efetivo da segurança pública na capital. Na ocasião, o governador também anunciou estudos para a convocação de mais mil aprovados no concurso público realizado em 2022 para integrar a corporação.
“É um trabalho supervisionado. Inicialmente, eles vão estar naquelas áreas de comércio. No Vieiralves, Bola do Produtor, em áreas como essa do Nova Cidade, onde há uma necessidade maior desse policiamento. Nós estamos entregando hoje mil alunos soldados, que daqui a pouco vão estar efetivados como servidores da segurança pública”, afirmou o governador Wilson Lima.
A cerimônia de apresentação ocorreu na avenida Margarita, bairro Nova Cidade, zona norte da capital. A fase de estágio é mais uma etapa do curso de formação de soldados, que começou em dezembro de 2023. O estágio supervisionado inicia neste mês de setembro e vai até dezembro deste ano, quando aqueles que concluírem a formação serão promovidos a soldados. Neste período, o grupo será acompanhado por oficiais ou policiais mais antigos no trabalho de rotina.
“Todos eles estarão exercendo suas funções com a supervisão de um policial mais antigo, ou graduado, ou oficial. Cada equipe estará disposta na rua e vai ter esse suporte, então eles, após todas as instruções básicas necessárias, vão levar esse serviço para a sociedade de forma que esse serviço seja de excelência”, afirmou o comandante da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva.
Os alunos soldados irão cumprir escalas de policiamento a pé e motorizado em viaturas de duas e quatro rodas, de segunda a sábado. Nas ruas, os alunos soldados terão a oportunidade de aplicar técnicas de patrulhamento, abordagem e atendimento ao público com foco na preservação da ordem e na segurança da população.
No evento, o aluno soldado Kevin Matos, de 25 anos, comemorou mais uma etapa superada para alcançar o sonho de se tornar um policial militar.
“Tivemos que cumprir várias etapas e é uma gratificação imensa servir a sociedade amazonense, pois esse é o resultado que todos nós queremos, principalmente, nós como cidadãos, e agora como policiais militares. E eu me sinto realizado profissionalmente”, frisou Kevin Matos.
Concurso
Os novos policiais militares fazem parte do grupo aprovado no concurso público realizado pelo Governo do Amazonas em 2022. O evento de apresentação dos alunos soldados também marcou o anúncio de dar seguimento aos trâmites para o chamamento de mais mil aprovados no certame da Polícia Militar.
“A SSP já vai começar a reunir com a comissão e vamos fazer uma avaliação do impacto financeiro e pretendemos chamar o mais rápido possível. A nossa expectativa é que em 2025 eles já iniciem esse processo de qualificação e até o final do ano entreguemos mais mil policiais preparados para reforçar a segurança na capital e no interior”, destacou o governador Wilson Lima.
Reforço
A inserção dos novos policiais militares faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas na Segurança Pública, trazendo investimentos que refletem em reduções nos índices da criminalidade. Em homicídios, por exemplo, dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) mostram uma redução de 22% de janeiro a julho deste ano em comparação a 2023. No mesmo período, os indicadores mostraram reduções em roubos de veículos (-23%) e roubos a ônibus (-35%).
“A partir de agora, irão atuar nas áreas comerciais da cidade. Isso vai levar mais tranquilidade para o comerciante, movimentando a economia e fazendo girar essa roda financeira que vai facilitar muito para todos os trabalhadores do Amazonas. Aonde tiver necessidade, vai ter um policial militar”, reforçou o secretário da SSP, Vinicius Almeida.
O governador citou, ainda, outros investimentos já realizados e voltados para a Polícia Militar, como a inauguração do novo Batalhão da Rocam e da Policlínica Tenente Weber; a concessão da data-base de 2023 com reajuste de 4,65%, além da instalação das Bases Arpão e criação do Serviço Extra Gratificado (SEG).