A deputada estadual Mayra Dias (Avante) destacou, em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o pioneirismo e a relevância do município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), como referência para outras cidades brasileiras nos investimentos em saúde.
Os esforços têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população local.
Nesta segunda-feira (12/8), a parlamentar participou da inauguração do primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER III) do interior do Amazonas, focado na reabilitação física, intelectual e auditiva. O centro oferece atendimento especializado e inovador, tornando-se uma peça-chave na rede de saúde local.
Mayra Dias também mencionou a presença de Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, acompanhada por membros do Ministério da Saúde da Dinamarca. Eles visitaram Parintins para conhecer o trabalho realizado pelo SUS Digital.
Em 2006, Parintins implantou o primeiro centro de Telemedicina do Brasil, e, em parceria com o Governo Federal, esses investimentos foram ampliados para o Centro Especializado em Reabilitação. Além disso, a cidade ganhará a primeira maternidade do Baixo Amazonas.
A deputada destacou ainda o comprometimento do prefeito de Parintins, Bi Garcia, com investimentos na saúde e em outros setores.
“Quero parabenizar o prefeito Bi Garcia, que tem investido fortemente na saúde de Parintins. A cidade tem sido pioneira em muitos investimentos, como o Centro de Telemedicina, o CER, o Caps II, o Caps AD e a usina de oxigênio durante a pandemia. Mesmo sem o apoio do Governo do Estado, ele realiza os investimentos necessários, fazendo de Parintins um modelo para muitos projetos na área da saúde”, afirmou Mayra Dias.