Cidadão de Berço: Plantando as sementes da cidadania desde cedo em projeto da Aleam

“Como pode o ser humano viver sem cidadania? É de berço que se aprende a viver com a maioria! Você sabe onde que você está? Um espaço que devemos respeitar! Este é o Legislativo: entre e fique à vontade, aqui o povo tem sua voz e seu lugar”. Foi cantando essas músicas que 43 alunos e alunas do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, e da Escola Estadual Wilma Gerber, no bairro Cidade de Deus, ambos na zona Norte, se apresentaram aos deputados e entregaram a carta “Mais Amor Aqui”, nesta terça-feira (30/4), durante encerramento do projeto “Cidadão de Berço”, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Promover formação cidadã e política de crianças é o principal objetivo do mais novo projeto educacional da Assembleia Legislativa, além de envolver crianças em diálogos que permitam construir e aperfeiçoar ideias de política, democracia e cidadania.

As duas escolas foram as primeiras a receber o “Cidadão de Berço”. Os temas trabalhados são “Identidade e Autoestima”, “Comunidade”, “O que é política?”, “Política nos Poderes”, “Sentimento de Pertencimento” e “Representatividade”.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), é um entusiasta do projeto. “É importante apresentarmos às crianças, desde cedo, os instrumentos que irão lhes auxiliar na construção do senso de cidadania. Isso permitirá que tenhamos mais pessoas conscientes de seus direitos, deveres e mais aptos a dialogar sobre política, de concorrer a cargos públicos, além de fortalecermos a democracia em nosso país”, afirmou o deputado presidente.

A aluna Acsa Rani, de 7 anos, conta que durante o projeto aprendeu as regras de convivência em sociedade. “Não devemos jogar lixo no chão, precisamos primeiro corrigir a gente, para depois corrigir os outros. Não podemos brigar com os colegas, devemos ser amigos e ajudar os próximos”, ilustrou.

O diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Jander Lasmar, explicou que a entrega da carta “Mais Amor Aqui” é a culminância deste primeiro momento do projeto “Cidadão de Berço”.

“Levar cidadania desde o berço, como o próprio nome já diz, é só o início de todo um processo, pois esses alunos serão os cidadãos que mudarão o nosso país no futuro”, afirmou. Lasmar acrescenta que o “Cidadão de Berço” será apresentado no Encontro Nacional da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), em junho.

“Se tudo der certo e formos selecionados, apresentaremos também na conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), em novembro. É um projeto em que estamos plantando a sementinha no sentido literal, porque são crianças bem pequenas, então temos longos anos para poder fazer esse projeto acontecer”, declarou.

A aluna Maitê Dias, de 6 anos, detalhou sobre o que aprendeu em relação aos três Poderes. “Existe o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. O Legislativo usa o microfone para falar por nós, o Executivo usa o dinheiro para fazer coisas para nós, como comprar casas, consertar as ruas e o Judiciário usa o livro (Constituição), pois se a gente fizer coisa errada, ele vai botar a gente de castigo”, explicou.

A gestora na Escola Wilma Gerber, Maria Auxiliadora Fonseca, afirmou que considera o “Cidadão de Berço” um projeto de suma importância. “Desde a tenra idade, as crianças já estão entendendo o processo da política, da participação na sociedade, de saber fazer escolhas conscientes dos nossos representantes. A Assembleia está de parabéns pela realização deste projeto maravilhoso”, elogiou.

Cidadão de Berço

O projeto tem parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas do 1º ano do ensino fundamental I (de 6 a 7 anos).

Sob a coordenação da pedadoga Josy Kelly Martins, o projeto “Cidadão de Berço” da Gerência de Educação Cidadã convida alunos e alunas a uma jornada pelo universo da cidadania, da política e da democracia.

Por meio de diálogos lúdicos e envolventes, o projeto busca despertar nas crianças a importância da participação social, da construção de valores e do exercício da responsabilidade como cidadãos.

O “Cidadão de Berço” utiliza atividades lúdicas para construir conceitos sobre política, livre de preconceitos que colaboram com a cultura de rejeição ao tema.

   

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