Ação também contempla animais em situação de rua e fortalecerá políticas de adoção responsável no município
Atendendo a uma demanda da deputada estadual Joana Darc (UB), o município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus) receberá os serviços do Castramóvel nos dias 24 e 25 de junho. Os atendimentos acontecerão no Ginásio Joaquim Balbino Neto, localizado no bairro Fortaleza.
Joana Darc destacou que a chegada do Castramóvel ao município representa mais um avanço das políticas públicas de proteção e bem-estar animal no interior do Amazonas, garantindo acesso gratuito à castração para cães e gatos.
“Levar o Castramóvel para Pauini é garantir dignidade para os animais e apoio para as famílias que muitas vezes não têm condições de custear uma castração. Estamos falando de saúde pública, prevenção de doenças, controle populacional e combate ao abandono. Nosso objetivo é fazer com que esse serviço chegue cada vez mais longe, alcançando quem mais precisa no interior do Amazonas”, destacou a parlamentar.
Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas para castração gratuita de cães e gatos. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), em parceria com a Prefeitura de Pauini.
Cronograma da ação
No dia 24 de junho, serão realizadas as cirurgias dos animais previamente agendados pelo aplicativo da Sepet, o Meu Pet Amazonas. Na mesma data, das 9 às 13 horas, acontecerá o agendamento presencial para os tutores que ainda não garantiram vaga.
Já no dia 25 de junho, serão realizadas as castrações dos animais que tiverem o atendimento confirmado durante o agendamento presencial.
As senhas serão distribuídas por ordem de chegada e não será necessário levar o animal no momento do cadastro. Para realizar o agendamento, os tutores deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e uma foto do pet, que PODE ser apresentada pelo celular.
Animais em situação de rua
Além dos atendimentos destinados aos animais domiciliados, a Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), presidida por Joana Darc, a Sepet e a Prefeitura de Pauini estão promovendo a captura de cães e gatos em situação de rua para que também sejam beneficiados com a castração.
Para garantir o acompanhamento adequado no pós-operatório, foi construído um espaço específico para a recuperação dos animais. Após esse período, a Secretaria Municipal responsável e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuarão na busca por adoções responsáveis.
Nos casos em que os animais não forem adotados, será aplicado o método CED (Captura, Esterilização e Devolução), estabelecido por lei de autoria da deputada Joana Darc, estratégia reconhecida para o controle populacional ético de cães e gatos em situação de rua.