Assembleia Legislativa reconhece contribuição da imigração japonesa para o desenvolvimento do Amazonas

Reporter da Cidade
Assembleia Legislativa reconhece contribuição da imigração japonesa para o desenvolvimento do Amazonas

A contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do Amazonas foi destacada na segunda-feira (22/6), durante sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A homenagem marca o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, celebrado oficialmente em 20 de junho.

Autor da propositura e presidente do Núcleo de Relações Internacionais (Nuriam) da Aleam, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) ressaltou a importância do reconhecimento à influência da cultura japonesa na formação social, econômica e cultural do Amazonas. Para ele, o Japão é um exemplo de superação e desenvolvimento.

“A imigração japonesa deixou uma contribuição marcante para o desenvolvimento do Amazonas, seja na agricultura, na economia, na cultura ou na formação da nossa sociedade. Esta homenagem é uma forma de reconhecer o legado construído por gerações de famílias japonesas e seus descendentes, que ajudaram a fortalecer o nosso estado. A criação desta data reforça a importância de preservar essa história e valorizar a diversidade que faz parte da identidade amazonense”, destacou o deputado João Luiz.

O cônsul-geral do Japão em exercício no Amazonas, Yuichi Miyagawa, destacou a importância da parceria entre o Japão e o Amazonas e agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento amazonense.

“Agradeço à Assembleia Legislativa pela realização desta sessão especial e ao deputado pela iniciativa de homenagear os imigrantes japoneses. Eles enfrentaram inúmeros desafios, mas sempre contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento do estado. Celebrar esta data é também fortalecer os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e o Japão”, afirmou.

O presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), Hajime Hattori, ressaltou a importância do reconhecimento do Parlamento à contribuição da comunidade japonesa para o Amazonas.

“É uma honra receber, pelo segundo ano consecutivo, esta homenagem da Aleam. Estamos muito felizes em representar a colônia japonesa e demonstrar nossa gratidão ao povo amazonense pela acolhida e pela oportunidade de contribuir para o crescimento deste estado, que nos recebeu há décadas”, disse.

Durante a solenidade, foram entregues placas comemorativas ao cônsul Yuichi Miyagawa e ao presidente da Nippaku, além de certificados a representantes de associações nipônicas do Amazonas.

A programação contou ainda com uma apresentação especial do grupo de taiko (tambores japoneses) Fuugakazan, que destacou a riqueza das manifestações culturais japonesas e a preservação das tradições nipônicas no Amazonas.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Aleam, deputado estadual Adjuto Afonso (UB), e contou com a presença de autoridades do Governo do Amazonas, da Câmara dos Deputados e de outras instituições.

Histórico da Imigração Japonesa no Amazonas

A imigração japonesa no Amazonas começou em 1930, com a chegada dos primeiros imigrantes a Maués. No ano seguinte, os Koutakuseis, jovens agricultores japoneses, contribuíram para o desenvolvimento do cultivo da juta, atividade que impulsionou a economia regional. Após a Segunda Guerra Mundial, novos imigrantes se estabeleceram no estado, atuando principalmente na hortifruticultura e na avicultura. Atualmente, a cultura japonesa é preservada por entidades como a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, enquanto empresas japonesas instaladas na Zona Franca de Manaus fortalecem os laços históricos e contribuem para a geração de emprego e renda no Amazonas.

Compartilhar este artigo