Profissionais da Secretaria Municipal de saúde promovem ações educativas em unidades básicas de Manaus nos dias 25 e 26/6 em atenção ao Dia Nacional do Diabetes.
A Secretaria Municipal de saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, realizou nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26/6, respectivamente, ações educativas em unidades básicas da REDE municipal para orientar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e controle do diabetes. As atividades incluíram rodas de conversa, distribuição de informativos e oferta de exames de triagem.
Atividades e profissionais envolvidos
Na unidade de saúde da Família (USF) Dom Milton Corrêa, a enfermeira Letícia Ferreira conduziu rodas de conversa e distribuiu informativos nas salas de espera, informando usuários sobre causas e sintomas do diabetes e reforçando a importância de hábitos saudáveis para evitar a doença e suas complicações.
“Para prevenir o diabetes, as pessoas devem buscar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas e ter uma dieta equilibrada. Mudar hábitos é difícil, por isso é importante que os profissionais de saúde reforcem esse tema e ajudem a conscientizar a população para essa mudança”, afirmou Letícia Ferreira.
A agente comunitária de saúde Kleiny Silva também participou da atividade e destacou o papel das ações de educação em saúde na prevenção do tipo 2: “Essas atividades são essenciais para levar conhecimento às pessoas, informando como elas podem evitar o diabetes e outras doenças, e incentivando para que elas busquem a prevenção e o autocuidado em saúde”.
Serviços oferecidos e orientações
De acordo com a Semsa, as unidades da REDE municipal oferecem testes para aferição de glicemia, exames, consultas médicas e de enfermagem. Na USF Dom Milton Corrêa há ainda curativo de lesões diabéticas e avaliação do pé diabético, procedimento que, segundo a equipe, pacientes com a condição devem realizar ao menos uma vez por ano.
Nas atividades realizadas nos cinco Distritos de saúde da capital — Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural — os profissionais informaram sobre o que é o diabetes, suas causas, sintomas e complicações mais comuns, e destacaram medidas de prevenção e controle, como praticar exercícios físicos, manter uma dieta equilibrada e evitar álcool e tabaco.
No Distrito Rural, a programação ocorreu na USF Rural Nossa Senhora Auxiliadora, com roda de conversa sobre prevenção e adesão ao tratamento, além da oferta de exames de lesões diabéticas. No Distrito Norte, a USF Carmen Nicolau recebeu palestra na recepção na sexta-feira, 26/6, pela manhã. Atividades similares foram realizadas na USF Dr. Antônio Reis, no Distrito Sul, e na USF Amazonas Palhano, no Leste.
Depoimentos de participantes
A autônoma Edineuza de Lima Ferreira, 45 anos, participante da roda de conversa na Dom Milton, avaliou que a ação educativa contribui para reforçar o cuidado com a saúde nas famílias e na comunidade: “Gostei muito da apresentação, acho importante ter atividades como essa para alertar as pessoas e fazer com que elas passem a cuidar mais da saúde delas e de seus familiares”.
O coordenador de segurança patrimonial Waldir Almeida, 50 anos, disse que a ênfase na alimentação saudável chamou atenção durante a roda: “A alimentação é essencial, comer de forma descompensada acaba por levar ao diabetes. Eu já estive pré-diabético antes e fiz tratamento. Hoje estou afastado do trabalho, ganhei peso e vim à unidade verificar justamente como anda minha saúde”.
Dados e alcance das ações
O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, o que eleva os níveis de açúcar no sangue e PODE levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos.
Conforme a pesquisa Vigitel 2025, a proporção de adultos com diabetes no Brasil é de 12,9%, o que corresponde a mais de 18 milhões de pessoas. Em Manaus, entre as pessoas com 18 anos ou mais atendidas na REDE municipal de saúde, 125.674 têm diagnóstico da condição crônica, número que reforça a importância de ações contínuas de prevenção, cuidado integral e monitoramento na atenção primária.
— — —
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#diabetes, #alimentacaosaudavel, #atividadesfisicas, #saude, #Semsa, #prefeiturademanaus, #unidadesbasicas, #usfdommiltocorrea, #leticiaferreira, #rodadeconversa, #dianacionaldodiabetes, #26dejunho, #diagnosticoprecoce, #testesdeglicemia, #atencaoprimaria, #curativodelesoesdiabeticas, #usfruralnossasenhoraauxiliadora, #usfcarmennicolau, #vigitel2025, #Manaus