Prefeitura de Manaus promove limpeza e capinação no Terminal de Integração 5 (T5) nesta segunda-feira, 22/6, para prevenir proliferação de doenças e manter a circulação do transporte público.
A Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 22/6, serviços de capinação e limpeza no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, zona Leste. Servidores da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), com apoio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), capinaram a parte interna do terminal e recolheram resíduos para prevenir a proliferação de doenças entre trabalhadores e usuários do sistema de transporte público.
Operação e coordenação
A ação foi acompanhada pelo administrador do terminal, fiscal de transporte João Luiz, que coordenou a circulação dos veículos durante os trabalhos. Segundo João Luiz, “O foco é garantir a segurança das equipes da Semulsp sem comprometer a fluidez dos ônibus. Conseguimos organizar as rotas dentro da plataforma para manter a rotina de embarque e desembarque, evitando atraso no trajeto da população”.
O secretário municipal de limpeza urbana, Sabá Reis, destacou o objetivo da iniciativa: “Cuidar dos terminais de integração é cuidar das pessoas. São espaços que recebem milhares de usuários diariamente e precisam estar limpos e bem conservados. Essa ação conjunta mostra o compromisso da Prefeitura de Manaus em garantir ambientes mais seguros, organizados e saudáveis para a população”.
Reações e impacto no usuário
O industriário Alexandre Carvalho, 42 anos, que passa diariamente pelo T5 para ir ao trabalho, elogiou os serviços. “Passo por este terminal para ir ao trabalho. Manter o espaço capinado e sem lixo acumulado é essencial. Traz mais conforto enquanto esperamos ônibus e mostra uma preocupação com a questão sanitária”, afirmou Alexandre.
Os serviços incluíram capinação da parte interna do terminal e recolhimento de resíduos, com organização das rotas de embarque e desembarque para minimizar impacto na circulação dos ônibus. A atuação conjunta entre Semulsp e IMMU teve como finalidade preservar a saúde pública e garantir o funcionamento regular do transporte.
Os serviços serão levados a outros terminais de integração, em diferentes zonas da cidade, sempre com a iniciativa de oferecer melhor serviço à população.
Texto – Álisson Castro/IMMU e Dora Tupinambá / Semulsp
Fotos – Divulgação/IMMU
Assuntos nesse artigo:
#prefeiturademanaus, #terminaldeintegracao5, #t5, #Semulsp, #IMMU, #capinacao, #limpeza, #saojose, #zonaleste, #Manaus, #transportepublico, #prevencaodedoencas, #saudepublica, #usuarios, #trabalhadores, #onibus, #circulacaoveicular, #administradordoterminal, #joaoluiz, #alexandrecarvalho