Workshop na CMM evidencia avanços na transformação digital e otimização dos processos internos

Redação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) destacou, nesta quinta-feira (16 de outubro), o avanço significativo no processo de modernização e digitalização de suas atividades. O tema foi apresentado durante o workshop ‘Tecnologias Google para o Serviço Público’, realizado no auditório Zany dos Reis, na sede da CMM. O evento foi promovido em parceria com a Associação Amazonense de Tecnologia e Inovação (AATEC).

Um dos principais exemplos dessa transformação foi a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que permitiu um salto de quatro mil para 30 mil proposituras após sua implementação. A tecnologia também tem contribuído para tornar a produção legislativa mais ágil e transparente.

“A produção está muito mais eficiente, o que é um objetivo do serviço público: a eficiência e a transparência para tudo aquilo que é fornecido ao cidadão”, destacou a chefe da Divisão de Apoio ao Plenário da CMM, Karen Tiuba.

A diretora-geral da CMM, Elane Alves, também ressaltou a importância da transformação digital na Casa Legislativa. Segundo ela, iniciativas como essa fortalecem a atuação do poder público e ampliam os resultados para a sociedade.

“O mundo é da tecnologia, e a tendência é cada vez mais se ampliar. E, para nós, é uma realização poder fornecer, para as pessoas da Casa e de outros órgãos, esse conhecimento nessa área”, evidenciou Elane.

A diretora de Gestão de Tecnologia da Informação da CMM, Kelly Holanda, explicou que a proposta é acelerar a digitalização na administração pública e transformar a capacidade técnica em valor público.

“Essa é uma espécie de troca de experiências para saber o que é praticado em cada órgão e, com isso, Podemos trazer benefícios e melhorias para a gestão em relação à tecnologia, a partir da verificação de estratégias e soluções identificadas nesse intercâmbio”, explicou.

Integração com outros órgãos e ‘cases’ de sucesso

O workshop contou com a presença de diversos representantes do setor público e da iniciativa privada. Estiveram na composição da mesa a diretora-geral da CMM, Elane Alves; o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros; o presidente da AATEC, Wescley Rabelo; o chefe da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da polícia Militar do Estado do Amazonas, major Tiago Dantas; a diretora de TI da CMM, Kelly Holanda; e o diretor da escola do Legislativo da CMM, Edilson Rhasiley.

Além disso, participaram a executiva de Soluções para Cidades, Governos e educação da Google Cloud, Roberta Jezler, e o executivo de Dados para o Setor Público da Google Cloud, Carlos Frederico Marques. Eles apresentaram ferramentas desenvolvidas pela empresa que podem contribuir diretamente para a melhoria da gestão pública.

O presidente da AATEC, Wescley Rabelo, intermediador entre as entidades, destacou a importância do evento como espaço de aprendizado e conexão.

“Hoje foi mostrado um oceano de possibilidades dentro da área de tecnologia. Falamos de IA, de Business Intelligence, sobre como trabalhar com dados, então a gente entende que os profissionais saíram mais enriquecidos de conteúdo”, disse.

Durante o workshop, órgãos como a Defesa Civil, a Secretaria de educação do Estado e o Tribunal de Contas do Estado compartilharam experiências bem-sucedidas com o uso de plataformas tecnológicas.

Um dos destaques foi o relato de Mirlene Souza, gerente do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas da Defesa Civil, que explicou como a tecnologia tem sido fundamental para a prevenção e resposta a desastres.

“Hoje temos um centro de monitoramento e alerta que faz todas as análises com antecipação, para prever desastres. Então, o município declara situação de emergência, e a área da tecnologia entra com a parte do aplicativo, com o cadastro das famílias afetadas, o que possibilita a entrega de ajuda humanitária”, afirmou.

Texto: Letícia Victória/Dicom

Compartilhar este artigo
Leave a comment