A agenda do governador do Amazonas buscou apresentar o potencial econômico e sustentável do estado e atrair novos investimentos
Foto: Diego Peres / SecomO governador Wilson Lima visitou, nesta sexta-feira (12/01), a sede da gigante chinesa de tecnologia Huawei e destacou soluções desenvolvidas pela empresa como na área de energias renováveis que podem contribuir com o interior do Amazonas. A visita marcou o encerramento da agenda do chefe do Executivo do Amazonas no país asiático, onde participou do “Brazil China Meeting”, evento organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e apresentou as potencialidades do estado, com o objetivo de atrair novos investimentos.
Na ocasião da visita à fábrica, Wilson Lima conheceu avanços tecnológicos da multinacional, especialmente na área de energias renováveis e sustentável, a exemplo de painéis de energia solar, que segundo o governador são uma importante alternativa que pode contribuir para levar soluções de energia a áreas mais distantes do estado, como já tem sido feito por meio do programa Brilha Amazonas, que já instalou painéis solares em comunidades ribeirinhas do interior do estado.
Foto: Diego Peres / Secom“A partir desse encontro que tivemos aqui já está pré-agendado uma reunião no estado do Amazonas para que a gente possa avançar em algumas áreas, uma delas é a área de Saúde e a outra de Energia para comunidades isoladas. E existe uma série de outras possibilidades que a gente pode avançar através dessas parcerias que a gente começa a construir“, avaliou o governador.
Antes, como um de seus últimos compromissos no país, Wilson Lima também esteve com o prefeito de Shenzhen, Qin Weizhong. Na presença também de empresários das áreas de saúde e tecnologia, por exemplo, conversaram sobre investimentos e parcerias. O encontro foi realizado a convite do Governo da cidade de Shenzhen, considerada a capital tecnológica da China.
“O encontro foi muito positivo porque foi uma oportunidade para entender como é que Shenzhen conseguiu, nos últimos 40 anos, sair de uma vila de pescadores para ser a grande potência tecnológica e econômica que é hoje é uma referência para o mundo“, disse Wilson Lima, que complementou. “Esse contato é importante para aumentar essa parceria, essa relação de amizade que há entre Brasil e China e também para poder ampliar investimentos”.
Foto: Diego Peres / SecomDurante a semana, o governador do Amazonas cumpriu intensa agenda no país asiático e integrou a comitiva da programação do LIDE, que realiza o evento “Brazil China Meeting” em parceria com os jornais Valor Econômico e O Globo.
Wilson Lima apresentou a potenciais investidores o modelo Zona Franca de Manaus, programas do Estado como o Escola da Floresta, o Guardiões da Floresta, o Água Boa e o Amazonas 2030, além de ter visitado empresas como de veículos elétricos BYD e a de eletrônicos TCL, ambas com fábricas no Polo Industrial de Manaus.