Wilker Barreto defende fortalecimento da Zona Franca e cobra investimentos em infraestrutura durante homenagem aos 58 anos da Suframa

Reporter da Cidade

Ao participar da Sessão Solene em Homenagem aos 58 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta terça-feira (15/4), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) destacou a importância da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) atuar com firmeza na valorização e fortalecimento do principal modelo econômico do Estado.

“A Assembleia Legislativa tem que assumir o seu papel de nós enfrentarmos e defendermos com unhas e dentes o nosso principal modelo econômico. Vejo muita gente fazendo confusão de chamar o turismo de matriz. Não, é vetor econômico. Nossa matriz econômica é a Zona Franca e nós temos que segurar isso”, afirmou o deputado. “É um momento de comemorar, porque é importante, mas, principalmente, de também refletirmos o que essa legislatura está fazendo para garantir o crescimento econômico”, completou.

Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam, Wilker Barreto ressaltou a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura para garantir a competitividade do Polo Industrial de Manaus nos próximos anos. Ele defendeu a duplicação da rodovia AM-010, pelo menos até o município de Rio Preto da Eva, e o uso da região como alternativa para expansão das indústrias, já que o Distrito enfrenta gargalos por falta de terras.

“Precisamos correr contra o tempo. Esse playback é de menos de cinco anos. Não adianta agir quando o problema já estiver travando a ampliação das matrizes. O estado precisa fazer sua parte”, alertou.

O parlamentar também chamou atenção para a importância de direcionar o orçamento público estadual para superar entraves logísticos e econômicos. “O orçamento tem que conversar com a Suframa, com o Cieam, com a Fieam, porque eles estão na ponta e sabem a dificuldade que estão passando”, pontuou.

Durante o discurso, o parlamentar também anunciou a apresentação de um projeto de lei estadual para a criação de um selo ambiental que incentive empresas a adotar práticas sustentáveis no Amazonas, inspirado em iniciativas da própria Suframa e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). “Copiando os bons exemplos, possa também criar o seu selo para incentivar também empresas a seguir o exemplo do que hoje, eu tenho certeza, é um caminho sem volta para o Polo Industrial de Manaus”, afirmou.

Para combater a desinformação sobre o modelo da Zona Franca fora do estado, o deputado propôs uma agenda institucional entre a Aleam e a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com apoio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Conversar da importância da Zona Franca entre nós é clichê. Precisamos levar esse debate para fora, onde nascem os embates fiscais”, destacou.

A Sessão foi uma propositura do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, e do vice-presidente da Casa, deputado Adjuto Afonso. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e lideranças políticas e do setor produtivo, como o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Gustavo Adolfo, representando o governador Wilson Lima; o superintendente da Suframa, João Bosco Saraiva; o superintendente adjunto de Operações da Suframa, Berlamino Lins; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEPA), Muni Lourenço; o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson Souza; o presidente do Cieam, Luis Augusto Barreto Rocha; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante; e a pró-reitora de Planejamento do Ifam, Maria da Glória.

Compartilhar este artigo