Ao participar da Sessão Solene em Homenagem aos 58 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta terça-feira (15/4), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) destacou a importância da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) atuar com firmeza na valorização e fortalecimento do principal modelo econômico do Estado.
“A Assembleia Legislativa tem que assumir o seu papel de nós enfrentarmos e defendermos com unhas e dentes o nosso principal modelo econômico. Vejo muita gente fazendo confusão de chamar o turismo de matriz. Não, é vetor econômico. Nossa matriz econômica é a Zona Franca e nós temos que segurar isso”, afirmou o deputado. “É um momento de comemorar, porque é importante, mas, principalmente, de também refletirmos o que essa legislatura está fazendo para garantir o crescimento econômico”, completou.
Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Aleam, Wilker Barreto ressaltou a necessidade de investimentos urgentes em infraestrutura para garantir a competitividade do Polo Industrial de Manaus nos próximos anos. Ele defendeu a duplicação da rodovia AM-010, pelo menos até o município de Rio Preto da Eva, e o uso da região como alternativa para expansão das indústrias, já que o Distrito enfrenta gargalos por falta de terras.
“Precisamos correr contra o tempo. Esse playback é de menos de cinco anos. Não adianta agir quando o problema já estiver travando a ampliação das matrizes. O estado precisa fazer sua parte”, alertou.
O parlamentar também chamou atenção para a importância de direcionar o orçamento público estadual para superar entraves logísticos e econômicos. “O orçamento tem que conversar com a Suframa, com o Cieam, com a Fieam, porque eles estão na ponta e sabem a dificuldade que estão passando”, pontuou.
Durante o discurso, o parlamentar também anunciou a apresentação de um projeto de lei estadual para a criação de um selo ambiental que incentive empresas a adotar práticas sustentáveis no Amazonas, inspirado em iniciativas da própria Suframa e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). “Copiando os bons exemplos, possa também criar o seu selo para incentivar também empresas a seguir o exemplo do que hoje, eu tenho certeza, é um caminho sem volta para o Polo Industrial de Manaus”, afirmou.
Para combater a desinformação sobre o modelo da Zona Franca fora do estado, o deputado propôs uma agenda institucional entre a Aleam e a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com apoio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Conversar da importância da Zona Franca entre nós é clichê. Precisamos levar esse debate para fora, onde nascem os embates fiscais”, destacou.
A Sessão foi uma propositura do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, e do vice-presidente da Casa, deputado Adjuto Afonso. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e lideranças políticas e do setor produtivo, como o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Gustavo Adolfo, representando o governador Wilson Lima; o superintendente da Suframa, João Bosco Saraiva; o superintendente adjunto de Operações da Suframa, Berlamino Lins; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEPA), Muni Lourenço; o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson Souza; o presidente do Cieam, Luis Augusto Barreto Rocha; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante; e a pró-reitora de Planejamento do Ifam, Maria da Glória.