Webinário aposta na sensibilização para estimular homens

Reporter da Cidade

Em comemoração ao Dia Nacional do Homem, celebrado nesta terça-feira, 15/7, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), promove, às 14h30, um webinário com a temática “A importância do cuidado com a saúde masculina”. Aberto ao público, o seminário on-line (https://youtube.com/live/JfNCKFaeyXE?feature=share) contará com a participação de profissionais de várias áreas para ampliar a abordagem do tema.

A mediação do webinário será feita pela chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Deborah Ary, que antecipa que a proposta do seminário é discutir a saúde do homem destacando a interlocução das diversas áreas da saúde para um cuidado integral junto ao segmento masculino.

“Percebemos que a saúde do homem precisa ser debatida de forma mais ampla, contemplando, além dos aspectos físicos, nuances psicológicas e estruturas sociais que impactam no distanciamento dos homens das unidades de saúde. Com essa discussão queremos contribuir para a busca de alternativas para aproximá-los da rede de atenção primária à saúde”, explicou Deborah.

O evento contará com a participação do psicólogo Pedro Júnior, que atua no Distrito de Saúde Rural; da médica cirurgiã Deborah Guedes, residente de Urologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); do nutricionista Luís Rocildo, e do profissional de Educação Física, Lucas Wiggers, ambos da Diretoria da Qualidade de Vida do Trabalho (DVQVT). Completando o quadro de participantes, o webinário terá a contribuição da chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição, Dandara Barahuna.

O webinário integra a programação do “Julho Azulado”, que acontece ao longo deste mês nas unidades de saúde da Semsa com o objetivo de sensibilizar e estimular o autocuidado masculino. São palestras, rodas de conversa, oferta de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), saúde bucal, entre outras atividades.

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Compartilhar este artigo