A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), recebeu, nesta sexta-feira, 7/11, uma visita acadêmica de aulas do segundo período do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Eles conheceram a estrutura física da Visa Manaus e assistiram a uma apresentação especial sobre as atividades de monitoramento e fiscalização dos serviços de saúde na capital amazonense.
“É sempre um grande prazer e um privilégio recebermos a visita de estudantes. Temos um trabalho muito forte voltado para o monitoramento da segurança sanitária dos serviços de saúde e é especialmente importante, além de oportuno, que os acadêmicos de Medicina conheçam as boas práticas para esses serviços”, disse a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.
Uma apresentação foi ministrada por Lyeny Dias, chefe da Divisão de Vigilância de Serviços Hospitalares, e Jorge Carneiro, gerente de Vigilância de Serviços da Visa Manaus. Foram abordadas as diferentes atividades realizadas pela vigilância municipal nesse segmento, com informações de como elas beneficiam a vida dos cidadãos e como o conhecimento dos conceitos e práticas da vigilância sanitária têm importância fundamental para a qualidade e segurança dos serviços de saúde de como um todo.
Para a estudante Isadora Coelho, de 18 anos, foi uma chance de descobrir a abrangência da atuação da Visa Manaus. “A gente não tem tanto conhecimento sobre o tamanho desse trabalho, como é dividido como dentro da Vigilância, e como é realmente uma atividade muito bem pensada e planejada”, afirmou.
Já para Letícia Abreu de Carvalho, professora de Política, Planejamento e Gestão em saúde do curso de Medicina da UFAM, a apresentação teve o benefício adicional de apresentar aos alunos os conceitos de Vigilância Sanitária, que muitas vezes são vistos apenas superficialmente nas formações em Medicina.
“Fazermos uma visita a cada um dos polos de atuação da Vigilância Sanitária da Semsa, e ter esse momento junto aos profissionais, ouvir explicações sobre como funciona o serviço, e como ele impacta a assistência em saúde, sobretudo a assistência médica, é fundamental para nossos micos acadêmicos. Ter essa vivência vai ser muito importante para a atuação do profissional deles no futuro”, disse a professora, agradecendo à escola de saúde Pública (Esap) de Manaus, que viabilizou a visita.
A população de Manaus PODE denunciar irregularidades sanitárias relacionadas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (9 2) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com.
— — —
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa