Para encerrar as comemorações pela Semana da Vigilância Sanitária, a Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizou, nesta sexta-feira, 8/8, uma iniciativa especial com os integrantes do projeto “Fiscais Mirins” durante visita a supermercados da cidade.
Neste ano, o projeto, que é uma iniciativa da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus, com o apoio da Secretaria Municipal de educação (Semed), contemplou quatro escolas da REDE municipal, em diferentes zonas da cidade: Izabel Angarita, na zona Sul; Maria Rufina de Almeida, na zona Oeste; Elizabeth Beltrão, na zona Norte; e Governador Danilo de Matos Areosa, na zona Leste de Manaus. Hoje, os alunos dessas escolas foram a quatro unidades de uma REDE de supermercados, nas mesmas zonas onde estão localizadas as escolas.
“O projeto ‘Fiscais Mirins’ já acontece tradicionalmente há alguns anos, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5 de agosto). Ele é dividido em duas partes: primeiro, os alunos têm uma aula especial sobre higiene e segurança no consumo de alimentos; e hoje, foi a vez da experiência prática, com os estudantes saindo para fiscalizar os alimentos vendidos nos supermercados, sob a orientação da equipe Gevali”, explica a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.
No processo de visitação, os alunos conhecem cada área do supermercado, aprendendo a identificar os elementos que indicam um alimento seguro como estar dentro do prazo de validade, apresentar uma embalagem intacta, estar devidamente acondicionado, sob a temperatura adequada, entre outros aspectos. Os fiscais da Gevali também demonstraram como reconhecer uma boa aparência em frutas, carnes, peixes, laticínios, pães, ovos e outros tipos de alimentos.
O gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um projeto de alcance de médio e longo prazo, uma vez que estamos realizando um trabalho de educação e formação das crianças, sabendo que o efeito desse trabalho será estendido ao longo da vida dessas pessoas”, afirmou.
A estudante Bianca Marques, de 9 anos, aluna da escola municipal Izabel Angarita, no bairro Japiim 2, zona Sul, elogiou o projeto. “Foi muito legal essa experiência. Eu não sabia como funcionava a Vigilância Sanitária. Agora que eu sei como ver se um alimento é bom, vou ter mais cuidado com o que a gente compra”, disse.
A responsável técnica de um dos supermercados visitados, Jamily Barros, acredita que a visita dos “Fiscais Mirins” é uma oportunidade de disseminar o conhecimento sobre segurança de alimentos.
“A gente fica muito feliz de receber essas turmas. Já é o terceiro ano que o nosso estabelecimento é escolhido, então isso mostra o nosso compromisso com a qualidade. A gente também fica muito feliz pelo nosso trabalho estar sendo reconhecido, e pelo fato das crianças estarem tendo esse conhecimento. As noções de qualidade e segurança de alimentos são aprendizados que elas podem depois repassar aos pais, e também aos coleguinhas que não puderam vir”, conclui.
— — —
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa