O vice-prefeito de Manaus e titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Renato Junior, celebrou, neste domingo, 21/9, o sucesso do primeiro mês de funcionamento da “faixa liberada” na avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. A programação contou com a participação de várias secretarias municipais, que garantiram uma manhã de atividades e ações voltadas à população.
“Hoje, a faixa liberada do Centro completa um mês e a gestão acertou em escolher esta área para este projeto grandioso. Aqui, nós temos muitas secretarias envolvidas, mas temos também a presença da população, das famílias de Manaus, aproveitando a avenida Getúlio Vargas. Esse é o resgate da nossa história, porque o Centro pertence a todos nós, é um pouco de cada um de nós”, afirmou Renato Junior.
Na ocasião, o vice-prefeito destacou que com a adesão unânime da população na “faixa liberada” do Centro, outras áreas da cidade também irão receber o espaço de lazer e prática esportiva. Ele anunciou que a próxima localidade a ser contemplada com a faixa será a zona Leste.
“Estamos trabalhando e estudando para que a próxima faixa seja instalada na zona Leste da cidade de Manaus. Estamos muito felizes de ver o sucesso que foi aqui no centro de Manaus e vamos seguir priorizando o esporte e a saúde da população”, ressaltou.
O titular da Secretaria Municipal de Juventude, esporte e lazer (Semjel), Joel Silva, também acompanhou a ação e ressaltou que a faixa é um espaço que incentiva hábitos saudáveis, com lazer e prática de atividades físicas para toda a população. “Hoje é a consolidação da ‘faixa liberada’. Para a gente é só orgulho ver a população utilizando esse espaço para esporte, lazer e saúde”, disse.
Com diversas ações e atividades espelhadas pela avenida Getúlio Vargas, o Fundo Manaus Solidária (FMS) realizou uma programação especial em alusão ao “Setembro Verde”. A atividade marcou o Dia Nacional da Luta da pessoa com deficiência, celebrado em todo o Brasil, reforçando a importância da inclusão, da acessibilidade e do respeito aos direitos das Pessoas com Deficiência (PcDs).
“Mais um domingo de sucesso na ‘faixa liberada’ com a presença das famílias e crianças. E, hoje, Dia Nacional da Luta da pessoa com deficiência é fundamental abordamos esse tema tão importante, nos colocarmos no lugar dessas pessoas, tratar com empatia e amor, e é isso que a Prefeitura de Manaus tem feito todos os dias”, enfatizou a presidente do FMS, Viviane Lira.
Durante a programação, a população aproveitou para pegar mudas distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), e para participar das ações educativas em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta segunda-feira, 22 de setembro, e das atividades da Semana Nacional de Trânsito promovidas pelo Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU).
“Estamos na Semana Nacional de Trânsito em que trabalhamos a integração do trânsito com o meio ambiente, e essa ação soma muito”, complementou o vice-presidente de Trânsito, Leda Júnior.
A faixa liberada na avenida Getúlio Vargas já se consolidou como opção de lazer e convivência atraindo um grande público aos domingos. Para os moradores do Centro, a iniciativa é uma oportunidade para a prática de atividades físicas com segurança e perto de casa.
A psicóloga Mayara Silva elogiou a iniciativa. “Olha, gostei muito. É uma proposta muito bacana, pois eu moro aqui no centro e para mim ficava muito longe. Agora todo domingo consigo me exercitar perto de casa”, comemorou.
Com esporte, lazer e conscientização, a “faixa liberada” une a população e o poder público aos domingos, reforçando o compromisso da prefeitura em construir uma Manaus cada vez mais inclusiva e acessível.
— — —
Texto – Deborah Azevedo/Semcom
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCuMYD