Viabilizadas por emendas parlamentares do deputado João Luiz, cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS beneficiam pessoas de baixa renda

Reporter da Cidade

Uma série de cirurgias bariátricas, destinadas às pessoas de baixa renda atendidas pelo Sistema Único de saúde (SUS) foi realizada nesta semana durante a programação do 1º Congresso Internacional de Cirurgia e endoscopia Bariátrica e Metabólica (BC Amazon Week), no Quality hotel, em Manaus. A ação social foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual João Luiz (Republicanos).

Inéditos no Estado do Amazonas, os procedimentos prometem transformar a vida de dezenas de amazonenses que aguardavam há anos por uma cirurgia bariátrica pelo SUS. A iniciativa integrou a programação do congresso e contou com o apoio do Bariatric Channel, associação internacional sem fins lucrativos presidida pelo médico Victor Dib.

“Muitos pacientes esperam por anos para realizar a cirurgia bariátrica, e hoje ela se tornou realidade. A partir de agora, vamos mudar a vida de muitas pessoas que viviam deprimidas por conta da obesidade e que hoje terão a oportunidade de recomeçar. Esta ação social é fundamental para o futuro dessas pessoas, e é por isso que invisto em saúde por meio de emendas parlamentares, com a satisfação de ver no rosto de cada uma a mudança de vida que tanto almejam”, afirmou o deputado João Luiz.

Para o médico Victor Dib, presidente do Bariatric Channel e organizador do congresso, a iniciativa representa um marco na transformação social promovida pela medicina.

“Reunimos ícones da cirurgia metabólica e bariátrica mundial em uma ação social graças ao apoio do deputado João Luiz. Ele é um parlamentar empenhado e dedicado ao trabalho voltado à saúde das pessoas de baixa renda. Os pacientes que sonhavam com uma melhor qualidade de vida agora têm essa oportunidade, pois a ciência é transformadora. A ação social de saúde representa o lado humano e solidário da nossa profissão. Estamos conseguindo unir conhecimento, tecnologia e responsabilidade social em um mesmo propósito: mudar vidas”, destacou o especialista.

O médico também fez um alerta sobre o crescimento desordenado do sobrepeso na população.

“A obesidade é um problema real, pois resulta em uma série de outras doenças, como apneia do sono, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos. Hoje, 68% da população está acima do peso, e isso se tornou uma epidemia mundial”, alertou Victor Dib.

Transmissão das cirurgias

A programação prática prevê a realização de 30 cirurgias e procedimentos endoscópicos metabólicos em pacientes do SUS. Os procedimentos foram transmitidos ao vivo do Hospital Santa Júlia para os profissionais participantes do congresso.

A paciente Ana Caroline Rodrigues tentou diversos métodos para perder peso, mas nenhum apresentou resultado positivo. Por conta disso, afirma ter sofrido muito preconceito ao longo da vida.

“Sofri muito bullying na escola e até na faculdade por ser ‘gordinha’. Tentei todos os processos antes de optar pela cirurgia. A bariátrica vai me trazer um NOVO recomeço, porque tenho muitas limitações por conta do peso. Agora quero conquistar novos objetivos”, relatou.

Outro contemplado é o educador físico Klinsmann Silva, que vê na cirurgia uma forma de prevenir doenças relacionadas ao excesso de peso.

“Por não conseguir reduzir meu peso, resolvi fazer a cirurgia. Ela vai me ajudar não só a emagrecer, mas também a acelerar o metabolismo e melhorar minha disposição para praticar esportes. Minha meta é ter uma vida longe das doenças relacionadas ao excesso de peso, como problemas cardíacos e diabetes”.

O evento

O Bariatric Channel, associação internacional sem fins lucrativos fundada e presidida pelo Dr. Victor Dib, atua há quatro anos na democratização do conhecimento e na integração entre especialistas da área.

Durante o congresso, equipes médicas nacionais e internacionais participam de aulas, palestras e mesas-redondas sobre os avanços da cirurgia e da endoscopia bariátrica e metabólica no mundo.

Compartilhar este artigo