Via Preme: ADS destina mais de 147 toneladas de alimentos à rede estadual de ensino após recesso escolar

Redacao
Por Redacao

Programa movimentou, este ano, mais de R$ 14,7 milhões com a aquisição de mais de 1.300 toneladas de produtos da agricultura familiar

FOTO: Jhonny Marques e Divulgação/ADS

Com o retorno das aulas na rede estadual de ensino após o recesso escolar, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), entregou, nesta semana, mais de 147 toneladas de produtos nas unidades educacionais estaduais. De março a junho deste ano, o Preme movimentou mais de R$ 14,7 milhões com a aquisição de mais de 1.300 toneladas de alimentos para merenda escolar.

Desenvolvido pela ADS, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o Preme é responsável pelo credenciamento de agricultores, associações, cooperativas, e agroindústrias para o fornecimento de produtos para a merenda escolar no estado.

A diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, explica que em 2025, o cardápio dos alunos conta com cerca de 31 unidades de gêneros alimentícios. “Produtos como ovo, carne bovina em cubos, filé de pirarucu seco e fresco, vegetais, legumes, frutas e farináceos, entre outros, fazem parte desse cardápio e todos são adquiridos diretamente de produtores da agricultura familiar, associações e agroindústrias credenciados no edital do programa”, detalho

Segundo Michelle Bessa, este ano, mais de 1.200 interessados foram credenciados no Preme, por meio de edital, superando o número de inscritos dos últimos anos, alcançando 42 municípios do estado.

“O Preme não apenas fortalece a agricultura familiar e estimula a produção rural, como também assegura a oferta de alimentos com qualidade certificada. Nós montamos uma verdadeira força-tarefa dedicada a garantir a segurança alimentar dos estudantes, desde o credenciamento dos fornecedores até a entrega dos produtos nas escolas”, declarou a diretora-presidente da ADS.

Metodologia

De acordo com a coordenadora do Preme, Jacqueline Azevedo, além de coletar alimentos nas propriedades e pontos de entrega dos produtores, a ADS também seleciona e organiza os produtos destinados às escolas estaduais.

“Toda semana nossas equipes realizam esse trabalho de coleta, separação e entrega dos gêneros alimentícios. Além disso, também vamos a campo realizar avaliação detalhada da capacidade produtiva dos produtores credenciados no programa, com intuito de garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pelo Preme”, esclareceu.

Jacqueline Azevedo destacou que os números expressivos demonstram que o programa está alcançando seus objetivos. “Esse crescimento de número de credenciados este ano, reforça o compromisso da ADS com o desenvolvimento sustentável, refletindo na satisfação dos produtores que possuem um retorno econômico significativo, por meio dessa importante ação do Governo do Amazonas”, ressaltou a coordenadora do Preme.

O post Via Preme: ADS destina mais de 147 toneladas de alimentos à rede estadual de ensino após recesso escolar apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo