Vereador William Alemão cobra agilidade no repasse de emendas impositivas para o Iasse

Após cobranças na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na terça-feira (28/05), o vereador William Alemão (Cidadania) destacou a importância de agilizar o repasse de emendas parlamentares ao Instituto de Assistência Social, Saúde e Educação (Iasse). O atraso no pagamento das duas emendas impositivas que beneficiam a instituição, de autoria do parlamentar, já havia sido denunciado por ele neste mês.

“São dois projetos distintos, ambos em andamento e já empenhados pela Semef (Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação), mas não se sabe o por que ainda não foram pagos, e o Iasse além de ter suspendido um dos projetos, pode suspender as atividades temporariamente”, observou o vereador.

O Iasse atende diretamente a 80 crianças autistas com fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicopedagogo, por meio do projeto “Mundo Azul”. Além disso, segundo o vereador, uma fila de aproximadamente 110 crianças aguarda para fazer parte do instituto. Para realizar o serviço, a emenda nº 141/2024 prevê o valor de R$ 150 mil para auxiliar nos trabalhos.

Além da parte de cuidados com crianças autistas, a instituição também coordena o projeto “Trilha do Conhecimento”, que leva grupos de estudantes, em um total de 480, da rede pública de ensino, para conhecer o Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Petrópolis, zona centro-sul. A emenda nº 145/2024 prevê um repasse de R$ 100 mil para ajudar nas despesas e foi contemplada pela Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult).

Movimentação – O protesto do Iasse movimentou o plenário da CMM, e chamou a atenção pelo depoimento feito por uma das mães atendidas, Lisandra Alves, que acompanhada pelo filho Adam, de 18 anos, falou sobre a importância da instituição. Segundo ela, o Iasse é um dos poucos lugares que atende autistas maiores de 18 anos.

“Eu quero dizer para vocês que é muito triste, a gente perder um dia de terapia, porque um dia de terapia na vida do meu filho faz muita diferença. Hoje estamos aqui, para reivindicar a nossa emenda que foi travada. Não é justo uma causa tão importante ser deixada de lado por conta de uma briga política”, disse Lisandra.

De acordo com a diretora do Iasse, Dory Lobato, como o instituto trabalha com um cronograma de atividades, o projeto Trilha do Conhecimento está com as atividades suspensas devido à falta de repasses aos fornecedores que atuam no programa. Segundo ela, existe a possibilidade da suspensão das atividades do projeto Mundo Azul a partir da próxima sexta-feira (31/05).

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador 

The post Vereador William Alemão cobra agilidade no repasse de emendas impositivas para o Iasse appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

  

Compartilhar este artigo
Leave a comment