Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura atendem em novos locais nas zonas Norte e Leste

Reporter da Cidade

As Unidades Móveis de saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão atender as moradoras das zonas Norte e Leste em novos locais, a partir desta segunda-feira, 12/1. As demais estruturas do serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), seguem funcionando em seus endereços atuais, nas zonas Oeste, Sul e rural, com a oferta de serviços e procedimentos da Atenção Primária à saúde (APS) para a população feminina.

Na zona Norte, as usuárias do serviço móvel passam a ser atendidas no bairro Cidade Nova 2, com base na rua Itaitê, antiga rua 16, s/nº, no conjunto Boas Novas, próximo ao chapéu de Zinco, a partir desta segunda-feira, 12/1. A estrutura móvel seguirá em funcionamento no local até o dia 23/1.

A unidade itinerante que atende a zona Leste vai ofertar atendimento, a partir desta segunda-feira, 12/1, na rua Rio Ajarini, anteriormente rua Marcelo Santos, nº 162, no bairro Armando Mendes, permanecendo no endereço também até o próximo dia 23/1.

O serviço móvel da Semsa segue em funcionamento no mesmo local, na zona Oeste, com base na rua Adelino Fontoura, s/nº, próximo à estação de ônibus, no bairro Compensa, até a sexta-feira, 16/1.

Na zona Sul, os atendimentos continuam a ser ofertados na rua General Glicério, s/nº, em frente à USF S-32, no bairro Cachoeirinha, até o dia 23/1.

Na zona rural, as usuárias podem buscar a estrutura do serviço móvel na área da casa da criança Felipe Nery, localizada no ramal Cláudio Mesquita, no quilômetro 15 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), até a sexta-feira, 16/1.

As Unidades Móveis de saúde da Mulher integram as estratégias da Semsa para ampliar o acesso da população feminina à assistência básica e fortalecer a cobertura da saúde. Elas ofertam serviços diversos da Atenção Primária, com ênfase na atenção pré-natal e na prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

O serviço atua nas cinco zonas distritais de saúde do município, Norte, Leste, Sul, Oeste e rural, contando com cinco estruturas móveis que circulam principalmente em comunidades e áreas de vazio assistencial, permanecendo em torno de 15 dias em cada localidade.

As usuárias das unidades devem apresentar documento de identidade e cartão do Sistema Único de saúde (SUS) para receber atendimento, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, das 7h às 17h.

O serviço móvel, voltado exclusivamente ao público feminino, dispõe de consultas médicas e de enfermagem, consulta inicial do pré-natal, mamografia, ultrassonografia, planejamento familiar, coleta e exame preventivo, vacinação do calendário básico, testes rápidos para detecção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

Confira os locais de atendimento das Unidades Móveis de saúde da Mulher

Zona Norte

Rua Itaitê (antiga rua 16), s/nº, conjunto Boas Novas, próximo ao chapéu de Zinco – Cidade Nova 2

De 12 a 23/1

Zona Leste

Rua Rio Ajarini (antiga rua Marcelo Santos), nº 162 – Armando Mendes

De 12 a 23/1

Zona Oeste

Rua Adelino Fontoura, s/nº, próximo à estação de ônibus – Compensa

De 5 a 16/1

Zona Sul

Rua General Glicério, s/nº, em frente à USF S-32 – Cachoeirinha

De 5 a 23/1

Zona rural

Casa da criança Felipe Nery, ao lado da pousada Tucano, ramal Cláudio Mesquita, rodovia BR-174, quilômetro 15

De 30/12 a 16/1

— — — 

Texto – Divulgação/Semsa

Compartilhar este artigo