‘Um marco histórico na história do Amazonas’, destaca deputada Joana Darc na inauguração do primeiro CAIC TEA do Estado

Reporter da Cidade

A deputada estadual Joana Darc (UB) participou da inauguração, na segunda-feira (28/7), do primeiro Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) voltado exclusivamente para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa fortalece a política estadual de atenção à pessoa com deficiência (PcD) e simboliza a expansão da REDE Caic no Amazonas, com foco na inclusão.

Durante seu discurso, a parlamentar defendeu a necessidade de espaços inclusivos de pessoas com TEA pelo estado e destacou a implementação, em 2021, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea), da qual é idealizadora.

“É um marco histórico na história do Amazonas. Há quase cinco anos, era implementada a Ciptea, a carteirinha que trouxe a garantia de direitos para pessoas com TEA e é de autoria do nosso mandato. Há cinco anos, tivemos o reconhecimento da luta das mães e famílias atípicas, que ficavam com vários documentos para comprovar laudo”, salientou.

Ainda em defesa dos direitos das crianças com TEA, Darc ressaltou a importância das terapias para o desenvolvimento e independência dos autistas, que precisam de atendimento especializado pelo poder público. Na oportunidade, a parlamentar agradeceu às famílias atípicas presentes, que sempre lutaram pela causa PCD no Amazonas.

“Não basta ter garantia de direito, é necessário ter efetividade das terapias e do acesso à saúde. Agradeço aos pais e mães que nunca desistiram de erguer a voz em defesa da família atípica. Depois do diagnóstico do TEA, vem a luta e a dor do combate ao preconceito, mas resistimos para que, no futuro, essas crianças possam se tornar essas pessoas independentes”, disse.

Sobre o Caic TEA

O Caic José Contente está localizado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, e terá serviço multidisciplinar gratuito para crianças de até 11 anos. A unidade será composta por consultórios médicos, salas de atendimento terapêutico, integração sensorial, psicomotricidade, multissensorial, etc. O atendimento no Caic TEA será gratuito, multidisciplinar e segue o método científico ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com foco em planos terapêuticos individualizados.

Método ABA

O método tem alta taxa de sucesso e, por conta disso, o governo dos Estados Unidos o escolheu como tratamento psicológico pela excelência para pessoas autistas. O trabalho com crianças com autismo tem por objetivo integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte.

Na educação do Amazonas, a deputada Joana Darc é autora da Lei nº 6.536/2023 que autoriza a adoção do Sistema de inclusão escolar, baseado na técnica do ABA, para crianças e adolescentes com TEA nas escolas da REDE Pública do Estado.

Compartilhar este artigo