UGPE encerra campanha Abril Verde, alcançando 775 pessoas com ações de saúde e segurança do trabalho

Redacao
Por Redacao

Atividades foram realizadas na capital e nos municípios onde o órgão realiza obras de saneamento e infraestrutura

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), encerrou, nesta quarta-feira (30/04), a programação da campanha Abril Verde 2025. As atividades alcançaram 775 pessoas com ações de saúde e segurança do trabalho, realizadas nas áreas de intervenção dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital, e de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, além de outros canteiros de obras no interior do estado.

Em 2024, a campanha alcançou 378 pessoas. Este ano, o salto foi de 105,03% no número de participantes. Com o tema “Segurança e saúde para todos: comunidade e obras em harmonia”, a programação envolveu palestras, atividades físicas, exposição de maquinário, entre outras atividades, realizadas com os trabalhadores e as comunidades do entorno das obras onde a UGPE tem serviços em execução. Além de Manaus e Parintins, as ações foram realizadas nos municípios de Manacapuru e Nhamundá.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a importância da campanha, que este ano envolveu tanto os trabalhadores quanto as comunidades. “O Abril Verde 2025 foi marcado por uma importante ampliação das ações aos moradores do entorno das obras, reforçando que o cuidado com a vida vai além dos canteiros. Ao promover palestras, orientações e atividades educativas para a comunidade, reafirmamos nosso compromisso com um desenvolvimento urbano que respeita e protege todas as pessoas impactadas pelas nossas intervenções”, salientou.

O encerramento das atividades, nesta quarta-feira, foi realizado em dois locais. Pela manhã, no canteiro de obras do Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, zona sul, a ação incluiu palestra sobre saúde mental e autocuidado, além de ginástica laboral para os operários. A mesma palestra foi ministrada à tarde, no auditório da sede da Sedurb, no Centro, aos colaboradores da secretaria, que também tiveram acesso à vacinação e sessões de massoterapia.

Na ocasião, Marcellus Campêlo também ressaltou o Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), na promoção das ações de segurança do trabalho, em todas as obras executadas pela UGPE. O SGAS é um conjunto de medidas que permitem garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar os impactos ao meio ambiente e às pessoas envolvidas no reassentamento, seguindo normas internacionais e monitoramento diário.

“O SGAS é uma referência para outros estados brasileiros e para a América Latina. O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sempre apresenta o sistema aqui implantado como referência para projetos que financia”, observou o secretário da Sedurb. Ainda segundo ele, a importância da saúde mental, também abordada pela campanha na edição deste ano, foi um diferencial em relação aos anos anteriores.

O subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, também destacou o crescimento da campanha Abril Verde, ao longo dos anos. De acordo com ele, a campanha, na UGPE, começou a ser realizada desde 2019. Ao longo dos anos, cresceu e já conta com o envolvimento de todo o órgão, além de outras secretarias estaduais e construtoras, se estendendo também a outros municípios, mostrando o engajamento das pessoas”, pontuou.

Prevenção

Instituído em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho, promovida ao longo do mês de abril. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, incentivando empresas, trabalhadores e a sociedade a adotarem práticas mais seguras.

A escolha do mês de abril se deve ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Durante a campanha, empresas, órgãos públicos e instituições realizam palestras, treinamentos e ações para reforçar a importância da prevenção no ambiente de trabalho.

O post UGPE encerra campanha Abril Verde, alcançando 775 pessoas com ações de saúde e segurança do trabalho apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo