TV Aleam prepara programação especial com três produções inéditas para o feriado de 5 de setembro

Reporter da Cidade

A TV Aleam preparou uma programação especial para o feriado de 5 de setembro de 2025, quando serão celebrados os 175 anos de elevação do Amazonas à categoria de província, o Dia da Bandeira do Amazonas, o Dia da Amazônia e o Dia Internacional e Estadual da Mulher Indígena. Ao longo do dia, três produções inéditas serão exibidas, abordando desde aspectos históricos e culturais até questões sociais relevantes para o Estado.

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Mônica Santaella, anunciou que novos programas especiais também estão sendo preparados, como os voltados ao aniversário de Manaus. “A TV Aleam reforça seu compromisso como veículo público de valorização da história e da identidade amazonense, oferecendo conteúdo que une informação, cultura e reflexão para toda a população”, declarou.

A grade comemorativa representa uma oportunidade para que os amazonenses aprofundem seus conhecimentos sobre as raízes históricas e culturais do Estado, além de refletirem sobre questões sociais importantes.

Programação especial

A programação terá início às 9h, com o “Especial 5 de Setembro”, apresentado pela jornalista Jamyly Macedo. O programa reúne reportagens que resgatam a importância histórica da data para a formação política e cultural do Amazonas. Entre os destaques, estão uma reportagem de Mariana Rocha sobre a transformação do Amazonas em província e uma matéria de Yasmin Siqueira sobre a preservação da floresta a partir do museu da Amazônia (Musa).

Com produção de Leandro leite, o especial também aborda o Dia da Mulher Indígena e traz pautas culturais, como a cobertura do Festival de Cirandas de Manacapuru e do Folclore.

O produtor da TV Aleam explicou que a construção do material comemorativo passa pela reconstrução da memória coletiva. “Do X-Caboquinho ao boi-bumbá, do pirarucu ao turismo cultural, o Amazonas mostra às novas gerações que sua força está na capacidade de se transformar, fortalecendo-se por meio da expressão cultural. Essa história é contada através das produções audiovisuais, que mostram ao mundo como a nossa identidade evoluiu ao longo dos anos, sem perder a sua essência”, afirmou.

Cultura

Às 10h, estreia o programa “Aplausos”, apresentado por Raonny Oliveira e com produção e direção de Leandro leite. O NOVO programa cultural da TV Aleam chega para valorizar a arte, a música e a produção audiovisual do estado.

O episódio de estreia celebra os 15 anos do “Casarão de Ideias”, espaço que transformou o centro de Manaus em polo criativo, e mostra os bastidores do Amazonas Green Jazz 2025, consolidado como um dos maiores festivais do país.

Gravado no icônico Teatro Amazonas, o programa traz ainda os quadros “Ritmos”, com a história do jazz e suas influências no Brasil, e “Playlist”, com dicas de filmes e séries para maratonar no feriado.

O coordenador da TV Aleam, jornalista Saulo Borges, destacou a importância da preservação da memória cultural. “Seja a memória do Estado, do povo, das cidades ou da história que muitas vezes não está nos livros, nossa preocupação também é com a cultura. Temos projetos que valorizam a identidade amazonense, como o X-Caboquinho, que já virou programa e está no ar. Essa é uma forma de preservar aspectos fundamentais da nossa história e do nosso povo”, afirmou.

Idosos

Encerrando a grade especial, às 17h será exibido o terceiro episódio da 5ª temporada do “Repórter Aleam”, apresentado por Priscila Sena.

A edição é dedicada ao tema “Leis e violência contra o Idoso”, com reportagens da jornalista Raquel Albuquerque e produção de Michele Bahia. O programa denuncia os casos de abandono e violência sofridos pela população idosa e apresenta as leis que garantem sua proteção. Além disso, promove um debate sobre o papel da Assembleia Legislativa do Amazonas e da sociedade no combate a esses crimes e na valorização da terceira idade.

Compartilhar este artigo