A vereadora Thaysa Lippy (PRD) apresentou, nesta semana, na Câmara Municipal de Manaus, uma indicação, que solicita ao prefeito David Almeida a regulamentação da aposentadoria dos Agentes Comunitários de saúde (ACS), garantindo proventos integrais e paritários à categoria.
Segundo a vereadora, os ACS atuam como elo entre a comunidade e as equipes de saúde, sendo responsáveis por visitas domiciliares, ações educativas, identificação de riscos e fortalecimento da atenção básica — especialmente nas áreas mais vulneráveis da cidade.
“Esses profissionais são agentes de transformação social e merecem que sua dedicação seja reconhecida também na aposentadoria”, ressaltou Thaysa.
A parlamentar destacou ainda que tramita no Senado Federal o Projeto de Lei Complementar nº 185/2023, que regulamenta a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, garantindo paridade (igualdade nos reajustes) e integralidade (recebimento do salário integral) nos benefícios previdenciários.
Com a Indicação, Thaysa Lippy reforça seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à valorização dos trabalhadores da saúde e ao reconhecimento do papel estratégico que os ACS exercem na promoção da qualidade de vida da população manauara.
Texto: Audrey Bezerra (assessoria de imprensa do parlamentar)