SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações

Redacao
Por Redacao

Tecnologia aplicada ao trabalho pericial assegura integridade das provas e rapidez na emissão de laudos

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), implantou um sistema digital inovador para o recebimento de materiais periciais em áudio e vídeo, substituindo CDs e outras mídias físicas. A medida elimina riscos de falhas técnicas e oferece maior celeridade às investigações, permitindo que os agentes da polícia Civil do Amazonas (PC-AM) insiram os arquivos em um link seguro, acessado diretamente pelos peritos.

As provas chegam ao Setor de Perícias de Áudio e Vídeo (SPAV) do Instituto de Criminalística (IC) de forma criptografada, assegurando integridade, rastreabilidade e validade jurídica em todo o processo.

“Todas as mídias que chegavam até nós eram em CDs ou pendrives, mas esses recursos estão em desuso e, muitas vezes, apresentavam falhas. Com esse software, desenvolvido em parceria com a polícia Civil, será possível enviar vídeos e áudios diretamente para o Instituto. Isso representa economia de tempo, dispensa a compra de mídias físicas e garante mais agilidade na elaboração dos laudos”, destacou a diretora do IC, Najara Marinho.

Segundo o IC, o NOVO sistema garante total segurança no envio e recebimento das provas digitais. “Esse sistema é a garantia de que o que está sendo enviado é exatamente o que está sendo periciado, para que não haja nenhuma alteração e, para que seja garantida a cadeia de custódia, ou seja, da entrada do material até a emissão do laudo nós temos a certeza que é o mesmo material que está sendo analisado”, ressaltou Najara.

provas seguras e rastreáveis

O perito criminal Izaias Júnior, do setor de perícias audiovisuais, explicou que todo material recebido passa por diretrizes específicas que asseguram sua confiabilidade e validade jurídica, garantido que a prova chegue intacta até a conclusão do laudo. As ações iniciam logo após os documentos chegarem às mãos dos peritos.

“Dessa forma, garantimos que a prova possa sair com o laudo exatamente da mesma forma que entrou, preservando a validade jurídica, a cadeia de custódia e a transparência do nosso trabalho pericial”, explicou o perito.

O post SSP-AM moderniza fluxo pericial e garante mais celeridade nas investigações apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Compartilhar este artigo