O “#SouManaus Passo a Paço 2025”, evento realizado pela Prefeitura de Manaus, iniciou, nesta sexta-feira, 5/9, no centro histórico da capital, e já está aquecendo o comércio informal, reunindo 400 vendedores credenciados na área externa do festival, que segue até este domingo, 7/9.
Na primeira noite de programação, o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil atraiu milhares de pessoas. Para garantir a organização e o bom funcionamento das atividades comerciais externas, a Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) atua com 300 servidores na coordenação e apoio aos trabalhadores informais durante todo o evento.
De acordo com o diretor do Departamento de Comércio Informal da Semacc, Jorge Pimentel, a festa representa uma grande oportunidade para os empreendedores populares.
“Estamos trabalhando de forma integrada para que todos possam vender com tranquilidade, dentro da organização estabelecida pela prefeitura. O objetivo é garantir renda para centenas de famílias e, ao mesmo tempo, manter a ordem e a segurança na área externa do evento”, ressaltou.
Participando pelo terceiro ano consecutivo, a vendedora Roseneide Vieira de Souza, que comercializa comidas quentes na área externa, destacou o movimento positivo. “A melhor hora é a saída do público. Muitos curtem os shows nos palcos e, na hora de ir embora, passam por aqui e param para lanchar. É quando a gente mais vende”, contou.
Com ações integradas e organização, o “#SouManaus Passo a Paço 2025” reforça não apenas a cultura e o turismo da capital, mas também o fortalecimento da economia popular, garantindo oportunidades para centenas de famílias manauaras.
— — —
Texto – Polyana Brelaz/Semacc
Fotos – Gildo Smith/Semacc