Sinésio Campos garante inclusão de 145 famílias de Parintins no novo ciclo do Luz para Todos

Reporter da Cidade

Na quinta-feira (13/11), a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) entregou oficialmente à Amazonas Energia o relatório de georreferenciamento das comunidades rurais de Parintins que serão contempladas na próxima etapa do programa de universalização de energia. O relatório foi realizado em parceria com a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e saneamento da Aleam, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT).

O deputado Sinésio Campos ressaltou que a iniciativa reforça a retomada do programa Luz para Todos e demonstra o compromisso do Estado com as populações ribeirinhas e de áreas de várzea.

“Universalizar energia é garantir dignidade. Em pleno debate sobre transição energética, não Podemos admitir que famílias vivam sem luz. Levar energia — especialmente energia solar — significa escola funcionando, posto de saúde com refrigeração, água bombeada e mais qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.

O documento mapeia, com precisão técnica, 145 novos pontos de atendimento distribuídos entre seis comunidades rurais de Parintinsilha das Guaribas, ilha das Onças, Costa do Arco, Pagé, Borralho e Vila Nova — que passarão a integrar o próximo ciclo de obras do programa Luz para Todos, com foco em energia renovável e atendimento a áreas isoladas do Amazonas.

Durante a entrega, o secretário Ronney Peixotodestacou que o levantamento foi resultado de um trabalho conjunto entre a Semig, a Comissão presidida pelo deputado Sinésio e as equipes de campo.“Esse georreferenciamento é fundamental para atualizar o planejamento da universalização. São 145 famílias que agora entram oficialmente no programa, garantindo que essas comunidades saiam da escuridão e tenham acesso à Cidadania”, afirmou.

Representando a Amazonas Energia, Radyr Oliveira confirmou que os novos pontos entrarão no 4º ciclo de obras. “Quando os órgãos trabalham juntos, a gente avança muito mais. Esse levantamento já está dentro da programação da concessionária e vai permitir acelerar a chegada de energia de qualidade nessas regiões”, disse. Ele também reforçou que o objetivo é reduzir a pobreza energética no Amazonas e ampliar o uso de energia limpa nas comunidades isoladas.

Compartilhar este artigo