Sinésio Campos destaca ação rápida do Ministério da Agricultura e Pecuária no combate da nova praga no Amazonas

Reporter da Cidade

O deputado Sinésio Campos (PT) elogiou na sexta-feira (05/12) a atuação imediata do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa), após a detecção de espécimes suspeitos da praga quarentenária mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) no Amazonas. A suspeita foi identificada em uma armadilha de monitoramento instalada no município de Rio Preto da Eva, na Região Metropolitana de Manaus.

De acordo com nota oficial do Mapa, embora a confirmação laboratorial ainda esteja pendente, a amostra foi encaminhada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Goiânia. As equipes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) já iniciaram as medidas fitossanitárias previstas na portaria SDA nº 776/2025, com ações de contenção e monitoramento intensificado.

Em pronunciamento à imprensa, Sinésio Campos ressaltou que o Amazonas não PODE permitir a disseminação desta praga, dada a sua importância para a fruticultura local e regional. “Estamos atentos e acompanhando de perto as ações do Mapa. A resposta imediata demonstra compromisso com a proteção da nossa agricultura e dos produtores. É fundamental que haja mobilização rápida para erradicação total da praga no Amazonas”, afirmou o parlamentar.

Dionísia Soares Campos, superintendente da representação estadual do Mapa, afirmou.

“Estamos mobilizados para Agir rapidamente e de forma preventiva. A detecção precoce e a prontidão nas ações de defesa agropecuária demonstram nosso compromisso com a proteção da fruticultura amazonense e com a segurança alimentar da população. Faremos todo o possível para erradicar qualquer foco da mosca-da-carambola, com máxima eficiência”, disse.

As ações do Ministério visam evitar que a mosca-da-carambola se estabeleça, já que ela PODE causar danos severos a diversas culturas, como manga, goiaba, acerola, mamão, pimentas e outras frutas tropicais cultivadas na região.

Compartilhar este artigo