Sessão Especial: Delegado Péricles presta homenagem aos oftalmologistas do Amazonas

Reporter da Cidade

Em alusão ao Dia do Oftalmologista, comemorado na quarta-feira (7/5), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na tarde desta quinta-feira (8/5) Sessão Especial para homenagear profissionais que se destacam na promoção da saúde ocular no Estado.

A solenidade foi proposta pelos deputados estaduais Delegado Péricles (PL) e Cabo Maciel (PL), ambos reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por esses especialistas na vida da população amazonense.

Durante a cerimônia, 13 profissionais foram homenageados por Péricles com certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. Entre os nomes destacados está o oftalmologista João Cândido dos Santos Neto, responsável técnico do Projeto Novo Olhar, uma iniciativa idealizada por Delegado Péricles que, há dois anos, realiza mutirões de cirurgias de pterígio (carne crescida) e catarata na Capital e municípios do interior.

Em sua fala, Delegado Péricles ressaltou o impacto social do projeto, que já beneficiou centenas de amazonenses que aguardavam por cirurgias na fila do Sistema de Regulação (Sisreg).

“O doutor João Cândido tem sido um parceiro essencial nessa missão. Graças à sua dedicação e competência, temos conseguido devolver a visão e a qualidade de vida a muitas pessoas que, há anos, esperavam por um procedimento oftalmológico”, afirmou o parlamentar.

A Sessão Especial foi marcada por agradecimentos emocionados e reforçou o compromisso do Parlamento Estadual em valorizar os profissionais da saúde que promovem cidadania e dignidade por meio do cuidado oftalmológico.

Novo Olhar

Idealizado pelo deputado Delegado Péricles (PL), o Projeto Novo Olhar tem transformado a realidade de milhares de amazonenses ao levar mutirões de cirurgias oftalmológicas para municípios do interior do Estado. Desde 2021, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas com procedimentos gratuitos de catarata e pterígio (carne crescida), contribuindo significativamente para a redução das filas do Sistema de Regulação (Sisreg).

A iniciativa já passou por cidades como Eirunepé, Itamarati, Envira, Parintins e Manicoré, entre outras. Somente na região da calha do rio Madeira, mais de 400 cirurgias foram realizadas em uma única etapa. Em Parintins, o mutirão atendeu 130 pacientes no Hospital Padre Colombo, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O projeto é financiado por emendas parlamentares que somam mais de R$ 3,4 milhões, destinadas por Delegado Péricles. O oftalmologista João Cândido dos Santos Neto, homenageado na Sessão Especial da Aleam, é o responsável técnico pelas ações, coordenando as equipes médicas que realizam os atendimentos nos mutirões.

Compartilhar este artigo